Veterinário que resgatou cavalo Caramelo no RS palestra nesta terça na Capital
Leonardo Maggio aborda em 3 temas o resgate técnico de animais de grande porte em emergências
A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) traz nesta terça-feira, 17, durante o primeiro dia da 2ª Expoequestre, o médico veterinário Leonardo Maggio de Castro, que ficou conhecido por coordenar o trabalho de resgate de animais nas enchentes do Rio Grande do Sul e em especial o resgate do cavalo Caramelo, que ficou quatro dias ilhado num telhado nas enchentes e virou um símbolo de resistência durante as cheias.
Caramelo, hoje totalmente recuperado, foi resgatado do telhado de uma casa em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A imagem correu o mundo.
O veterinário vai abordar, em três palestras, o trabalho de resgate técnico de cavalos e bovinos vitimados em tragédias naturais.
Segundo Maggio, o resgate técnico animal é uma atividade relativamente nova no País, teve seu marco inicial em 2020. "Basicamente é um segmento que visa o atendimento especializado aos animais às mais diferentes situações de emergência em que eles podem se encontrar", resume. Segundo ele, o resgate de animais de grande porte, como cavalos e bovinos, exige técnicas e cuidados diferenciados.
As palestras têm entrada gratuita e acontecem no auditório da entidade durante a agenda técnica da Expoequestre, feira que vai de 17 a 22 de setembro em Campo Grande (MS).
Programação
09:00 | Palestra: O emprego do resgate técnico no dia a dia do cavalo.
14:00 | Palestra : Aplicação do resgate técnico em prova equestre.
15:30 | Palestra: O trabalho do resgate técnico para os cavalos vitimados nas enchentes do
Rio Grande do Sul.