ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Ações preventivas impulsionam queda histórica de 72,7% nos focos de calor em MS

Operação Prolepse amplia presença no território e reforça estratégia de antecipação de riscos

Por Bruna Marques | 16/01/2026 16:15
Ações preventivas impulsionam queda histórica de 72,7% nos focos de calor em MS
Área atingida por incêndio florestal é monitorada pela Polícia Militar Ambiental durante ação preventiva (Foto: Divulgação / PMA)

Depois de registrar um número alarmante de 8.712 focos de calor em 2024, Mato Grosso do Sul reduziu drasticamente as ocorrências em 2025, com queda de 72,7% e total de 2.376 registros. Os dados são do sistema TerraBrasilis, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e refletem um cenário de reversão sustentado por ações preventivas e atuação integrada da PMA (Polícia Militar Ambiental).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul registrou queda histórica de 72,7% nos focos de calor em 2025, reduzindo de 8.712 para 2.376 ocorrências, segundo dados do sistema TerraBrasilis do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).O resultado positivo é atribuído ao fortalecimento da Operação Prolepse, coordenada pela Polícia Militar Ambiental, que aumentou em 84,8% suas ações preventivas, e à atuação integrada entre órgãos ambientais estaduais, especialmente na região da Bacia do Rio Paraguai, área historicamente vulnerável a incêndios florestais.

Entre os principais fatores está o fortalecimento da Operação Prolepse, estratégia preventiva da PMA, voltada à antecipação de riscos, orientação da população e presença territorial em áreas sensíveis. A operação foi intensificada no 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, responsável majoritariamente pela Bacia do Rio Paraguai, região historicamente vulnerável a incêndios florestais.

Ações preventivas impulsionam queda histórica de 72,7% nos focos de calor em MS
Viatura da Polícia Militar Ambiental atua em rodovia cercada por fumaça, reforçando a presença do Estado em área impactada por incêndios (Foto: Divulgação / PMA)

No recorte operacional, as ações preventivas cresceram 84,8%, passando de 289 em 2024 para 534 em 2025. O aumento indica mudança de abordagem, com foco em prevenir ignições antes que o fogo vire estatística.

A redução dos focos de calor, no entanto, não é atribuída a um único órgão. O resultado decorre de atuação coordenada entre a PMA, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o Corpo de Bombeiros e a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). A integração permite que prevenção, fiscalização, resposta e gestão ocorram de forma complementar.

Ações preventivas impulsionam queda histórica de 72,7% nos focos de calor em MS
Área atingida por incêndio florestal é monitorada pela Polícia Militar Ambiental durante ação preventiva da Operação Prolepse (Foto: Divulgação / PMA)

Na Bacia do Rio Paraguai, a Operação Prolepse se consolida como um dos principais pilares preventivos ao atuar diretamente no território, reduzir ignições e estimular mudança de comportamento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.