ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Capital está em alerta para inundações e enxurradas nesta sexta-feira

Cemaden emitiu aviso sobre a possibilidade de eventos geo-hidrológicos em decorrência de chuvas previstas

Por Jhefferson Gamarra | 18/10/2024 13:33
Motociclista atravessando área alagada em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Motociclista atravessando área alagada em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu um alerta nesta sexta-feira (18) para o risco de eventos geo-hidrológicos, como inundações e enxurradas, para a região metropolitana de Campo Grande.

O comunicado, elaborado por uma equipe multidisciplinar do órgão, considera a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte ao longo do dia para a emissão do alerta, chamando atenção principalmente para área urbana da Capital, onde a drenagem é insuficiente para lidar com o volume de água que pode ser gerado.

“Não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas urbanas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo”, informou o Cemaden.

Campo Grande também está sob alerta laranja, indicando um grau de perigo para tempestades entre sexta-feira (18) e sábado (19). Além da capital, o aviso se estende aos 78 municípios do interior.

O alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sinaliza a possibilidade de alagamentos, com previsão de chuvas de até 60 milímetros e rajadas de vento que podem atingir até 100 km/h. Existe também a chance de queda de granizo.

Diante do risco moderado de inundações e enxurradas, a população deve se preparar para eventuais transtornos. É essencial ter cautela ao transitar em áreas de risco e evitar atravessar ruas alagadas. Em caso de necessidade, procure abrigo em locais seguros e entre em contato com os órgãos de defesa civil pelo número 199 em situações de emergência.

Nos siga no Google Notícias