CCZ alerta que animais de grande porte resgatados serão doados após 10 dias
Tutor de cavalo, burro, e mula retirados das ruas da Capital devem se manifestar e comprovar a posse
Após casos envolvendo um cavalo, burro e até mula vagando pelas ruas de Campo Grande esta semana, nota do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) alerta que procedimento padrão do órgão é a doação após dez dias úteis em tutela do Centro. A situação foi definida em um decreto municipal de 2004.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o tutor do animal tem o período para se manifestar e comprovar a posse na sede do CCZ. "Caso não haja manifestação nesse prazo, o animal poderá ser encaminhado para adoção, com prioridade para Organizações da Sociedade Civil", diz a nota.
- Leia Também
- Após andar 6 km soltos pelas ruas, burro e mula são resgatados pelo CCZ
- PM "escolta" cavalo fujão em ruas do Jardim São Bento
Essas organizações atuam no acolhimento de pessoas em tratamento contra a dependência química ou em terapias comportamentais voltadas a pessoas com deficiência.
Ainda segundo a nota, é proibida a criação de animais em determinados perímetros urbanos, conforme o Código Sanitário Municipal, de 2009. Casos de descumprimento podem ser denunciados e resultar na autuação do responsável mesmo depois do recolhimento do animal.
Caso haja situações que envolvam danos a pessoas ou ao patrimônio, os órgãos como a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista), ou a Polícia Militar de Trânsito podem ser acionados para adoção das medidas cabíveis.
Segundo o CCZ, quando se trata de um animal de grande porte é necessário um planejamento estratégico para o resgate, com diversas etapas: localizar o animal, que muitas vezes está em movimento; contê-lo com equipamento adequado e condução até um ponto seguro para o embarque.
A população pode solicitar o apoio do CCZ em casos semelhantes, por meio do telefone (67) 3313-5000, canal disponível para atendimento e orientações sobre captura e manejo de animais abandonados, agressivos ou em risco.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.