ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  23    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Cena raríssima no Pantanal: casal de tamanduás-bandeira é flagrado acasalando

Registro foi feito pelo biólogo Maurício Abib, no Pantanal de Miranda, a cerca de 200 quilômetros da Capital

Por Clara Farias | 23/04/2025 14:45

Tamanduás-bandeira foram flagrados em uma cena considerada "raríssima" por aqueles que acompanham e monitoram a espécie em Mato Grosso do Sul. Um casal foi visto acasalando no Pantanal, no município de Miranda, a cerca de 200 quilômetros de Campo Grande.

O registro foi feito pelo biólogo Mauricio Abib, que contou que estava monitorando o casal há três dias no município. Apesar do vídeo ter sido feito em outubro do ano passado, só foi divulgado nesta terça-feira (22), na página do Projeto Bandeiras e Rodovias do Icas (Instituto de Conservação de Animais Silvestres).

À princípio, Maurício acreditou que se tratava de um filhote desgarrado que ainda acompanhava à mãe. "No terceiro dia percebemos que se tratava de um casal e que aquilo poderia ser um comportamento de côrte", descreveu Maurício ao projeto.

Conforme o texto do projeto, o tamanduá-bandeira é uma espécie de hábitos discretos, e se reproduz deitada, conforme o vídeo. "Nossa equipe nunca havia conseguido registrar esse comportamento em campo. Trata-se, sem dúvida, de um material valioso para a ciência e para conservação da espécie", explicou.

Ainda segundo a publicação, estudos mostram que os tamanduás-bandeira são animais solitários em grande parte do tempo, e se aproximam de um parceiro durante a reprodução no período de cuidado parental. A gestação dura cerca de 190 dias, e resulta no nascimento de apenas um filhote por gestação.

Após o parto, o filhote costuma permanecer com a mãe por cerca de seis meses, amamentado, protegido e sendo carregado nas costas até conquistar a independência.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias