ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Chuva de 28 milímetros alivia estiagem de 20 dias em Dourados

Meterologia renovou alerta de tempestades para todo o Mato Grosso do Sul, até sexta-feira (10)

Por Gustavo Bonotto e Helio de Freitas, de Dourados | 10/10/2024 21:50
Chuva é registrada na Avenida Weimar Gonçalves Torres, em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)
Chuva é registrada na Avenida Weimar Gonçalves Torres, em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)

Nesta quinta-feira (10), a cidade de Dourados registrou 28 milímetros de chuva, após 20 dias de estiagem. As cidades de Rio Brilhante e Ivinhema também tiveram precipitações significativas, com 16 e 17 milímetros, respectivamente. Os dados são do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.

A chuva veio em um momento importante para os produtores rurais da região, que enfrentavam dificuldades para iniciar o plantio da soja devido à seca prolongada. Em Dourados, o plantio estava atrasado, e a precipitação registrada deve auxiliar na retomada das atividades agrícolas.

A estiagem vinha preocupando os agricultores, que aguardavam a chegada da chuva para poder preparar o solo e realizar a semeadura da safra de soja. O atraso no plantio poderia afetar a produtividade das lavouras, caso as condições climáticas não melhorassem.

Outro ponto favorável foi o combate aos incêndios florestais. Conforme já noticiado, mais de 20 focos foram apagados entre ontem e hoje. As informações foram dadas nesta manhã pelo subcomandante do Corpo de Bombeiros, Adriano Rampazo, em boletim em vídeo transmitido no YouTube. "Graças à chuva, podemos dizer que estamos num momento de calmaria, mas não vamos desmobilizar", disse.

Por fim, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou nesta quinta-feira (10) o alerta para risco de tempestade. O aviso é válido para todos os municípios de Mato Grosso do Sul entre quinta e sexta-feira.

Segundo a meteorologia, o volume de chuva pode ficar entre 50 a 100 milímetros e as rajadas de vento devem atingir de 60 a 100 km/h. Também há possibilidade de queda de granizo, além de provocar estragos como queda de árvores e alagamentos.

O Inmet reforça que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos de torres de transmissão e placas de publicidade. Também orienta que desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias