ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Comitiva chega ao Abobral e constata impacto da seca na imagem de satélite

Antes de encerrar viagem, grupo teve encontro com a onça-pintada e visitou baías, salinas e cordilheiras

Por Gabriela Couto | 28/03/2024 11:17

O grupo que integra a Expedição Pantanal Sustentável concluiu nesta quarta-feira (27) a travessia da Nhecolândia e chegou ao Abobral. A comitiva com autoridades, pesquisadores e produtores rurais termina o roteiro da viagem hoje (28) à tarde.

A missão de constatar in loco a realidade de quem vive no bioma tem sido enriquecedora para poder criar a melhor regra de aplicação da Lei do Pantanal.

O secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, tem compartilhado diariamente a experiência nas redes sociais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Conforme o relato, após percorrer baías, salinas, cordilheiras, a expedição passou pela ‘curva do Leque’ e entrou na Estrada Parque, onde avistaram uma onça-pintada.

Ele explicou que foi possível constatar a dificuldade que a tecnologia disponível tem enfrentado após os quatro anos de seca. “Nas salinas vimos o impacto da falta de chuva dos últimos quatro anos. Apresentando uma conformação totalmente diferente do padrão e isso impacta muito nas nossas imagens de satélite para estabelecimento do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e liberação das licenças ambientais”.

Também foi analisada a infraestrutura dos aterros, que são pontos importantes para o tráfego e embarque de animais.

Programação – A agenda de hoje, último dia, prevê ida às fazendas São Bento, Bodoquena e Las Palmas. Localizada no Pantanal do Abobral, a fazenda São Bento tem atividade predominante de cria, rica em pastagens nativas, com incidência recorrente de incêndios florestais com origens diversificadas e fica às margens do Rio Miranda e Rio Abobral.

Ao lado da antiga Estação Ferroviária do Carandazal, a Fazenda Las Palmas é de ciclo completo, na fralda da Serra da Bodoquena, com fitofisionomia característica do Pantanal do Nabileque e influência chaquenha.

Fazenda fundada em 1846, a Fazenda Bodoquena realiza ciclo completo, a cria predominante em pastagens nativas, com terminação intensiva e confinamento e agora inicia projeto de verticalização da produção, com severa infestação de aromita.

Lei do PantanalCom fundo de R$ 50 milhões, a lei começou a vigorar em fevereiro, mas ainda será regulamentada. Dentre as várias mudanças previstas na nova legislação, que protegerá cerca de 9,7 milhões de hectares do bioma no território sul-mato-grossense, está a necessidade dos proprietários rurais preservarem 50% da área com formações florestais e de Cerrado. Onde há formações campestres, o percentual será de 40%.

A lei prevê também a criação de um fundo estadual, o Fundo Clima Pantanal, para programas de pagamento por serviços ambientais. A prioridade será para a proteção e recuperação de nascentes e da cobertura vegetal em áreas degradadas e de importância para a formação de corredores ecológicos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias