ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Depois de nuvens escuras e ventania, Capital registra chuvas de 16,8 mm em 2h

Inmet divulgou quatro alertas de tempestades e queda de temperatura para a maioria das cidades de MS

Viviane Oliveira e Mariely Barros | 25/03/2022 09:47
Mulher se protegendo da chuva desta manhã na Capital. (Foto: Paulo Francis)
Mulher se protegendo da chuva desta manhã na Capital. (Foto: Paulo Francis)

Depois de nuvens carregadas e ventania provocadas por frente fria vinda da Argentina, Campo Grande registrou 16,8 mm (milímetros) de chuva em 2 horas, na manhã desta sexta-feira (25), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Por volta das 7h30, o céu escureceu em várias regiões da cidade, logo depois, a chuva começou.

Houve registro de precipitação na região central da cidade, na Avenida Calógeras (na altura da Vila Santa Dorotheia), no Bairro Amambaí, na Rua Antônio Maria Coelho e na região do Bairro Coronel Antonino. Algumas vias do Centro chegaram a ficar alagadas. Na Rua da Divisão, no Bairro Aero Rancho, galho de árvore caiu durante o temporal e atingiu um carro estacionado.

Nuvem conhecida como Prateleira antecedeu a chuva desta manhã em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Nuvem conhecida como Prateleira antecedeu a chuva desta manhã em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Fenômeno - A nuvem escura que antecedeu a chuva nesta manhã é chamada de prateleira ou cumulonimbus. Conforme o Climatempo, o fenômeno pode significar, na maioria das vezes, a aproximação de uma tempestade. Elas se formam quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. "É uma nuvem de vento forte, anunciado um temporal. Ela provoca chuva, ventos e trovoadas”, explicou o meteorologista, Natálio Abrahão Filho.

Também foi registrado muita chuvarada no interior do Estado nas cidades de: Dourados (36,6 mm), Bela Vista (16,4 mm), Itaquiraí (62,2 mm), Ponta Porã (24,8 mm), Ivinhema (31,6mm), Corumbá (4,0), Bataguassu (22,5 mm) e Três Lagoas (6,2 mm).

Alerta - O Inmet divulgou quatro avisos de tempestades e queda de temperatura para a maioria das cidades de Mato Grosso do Sul com precipitação de até 100 milímetros em 24 horas, ventos intensos (de 60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos. A meteorologia alerta para queda brusca de temperatura com declínio maior que 5ºC.

Chuva de 16 milímetros foi o suficente para alagar ruas na região da Coronel Antonino. (Foto: Paulo Francis)
Chuva de 16 milímetros foi o suficente para alagar ruas na região da Coronel Antonino. (Foto: Paulo Francis)

No domingo (dia 27), o tempo vai continuar instável com probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, podendo ocorrer tempestades acompanhadas de raios, principalmente na região centro-norte (Sonora, Campo Grande), pela combinação de calor e umidade.

Nos siga no Google Notícias