ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Do alto, vídeo mostra nuvem densa de fumaça que encobre a Capital

Nesta quarta-feira, a qualidade do ar em Campo Grande foi classificada como "ruim" pelo monitoramento QualiAr

Por Mylena Fraiha | 25/09/2024 18:01

A densa fumaça pôde ser vista até mesmo do alto, por meio de imagens registradas por um drone na tarde de hoje (25), na região do Indubrasil, em Campo Grande. No vídeo, é possível observar que o horizonte chega a desaparecer na nuvem de fumaça.

O registro foi feito por volta das 17h pelo cinegrafista campo-grandense Jairton Bezerra, que estava a caminho de Campo Grande, vindo de Terenos. Ele fez as imagens próximo à Fazenda Jaraguá e relatou que decidiu documentar a situação da fumaça. “Está ruim para respirar", comenta o cinegrafista.

Na BR-262, a situação também é complicada. Jairton relata que a estrada foi tomada pela fumaça e tem comprometido a visibilidade. "A visibilidade está péssima, todo mundo com os faróis acesos já dentro do Indubrasil", afirma.

Entretanto, a fumaça tomou vários pontos da Capital, ao longo desta quarta-feira. De acordo com o monitoramento realizado pelo projeto QualiAr da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a qualidade do ar foi classificada como "ruim", com um índice de 104 µg/m³. O equipamento, instalado na UFMS na Avenida Costa e Silva, mede dois poluentes: MP10 e MP2,5.

Esse índice indica que grupos sensíveis à poluição do ar, como crianças, idosos e asmáticos, devem evitar atividades prolongadas ou de alto esforço físico ao ar livre. A umidade relativa do ar mínima foi registrada em 21%.

Imagens de satélite mostram que, em menos de 24 horas, a fumaça proveniente dos incêndios no Pantanal, na Bolívia e no Paraguai se espalhou ainda mais por Campo Grande, trazida pelos ventos.

Na plataforma Windy, é possível observar que, na madrugada de hoje, às 1h, a fumaça estava bem próxima da Capital. Já às 17h, ela havia avançado por grande parte da cidade. O cenário pode piorar amanhã (26), de acordo com a plataforma, que prevê a continuidade da propagação da fumaça.

Às 1h, a fumaça estava bem próxima da Capital; já às 17h, ela havia avançado por grande parte da cidade (Imagem: Reprodução/Windy)
Às 1h, a fumaça estava bem próxima da Capital; já às 17h, ela havia avançado por grande parte da cidade (Imagem: Reprodução/Windy)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias