ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  20    CAMPO GRANDE 34º

Meio Ambiente

Do helicóptero, PF mostra gado pastando em terra grilada no Pantanal

Grupo é investigado por queimada, desmatamento, grilagem e associação criminosa

Por Aline dos Santos | 20/09/2024 09:26


Com apoio de helicóptero, a operação Prometeu, deflagrada nesta sexta-feira (20) pela PF (Polícia Federal) contra queimadas no Pantanal, mostra gado pastando em terra grilada da União.

Buscas realizadas na região apontam para a existência de pelo menos 2.100 bois na área do governo federal, mas calcula-se a criação de mais de 7.200 animais em todo período investigado.

A ação combate crimes de incêndio, desmatamento e exploração ilegal de terra pública em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande. O município tem sido assolado desde junho por incêndios, numa temporada do fogo ainda mais arrasadora do que em 2020.

Nesta sexta-feira, os policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Corumbá. A ofensiva é em conjunto com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

 A perícia da Polícia Federal identificou dano de mais de R$ 220 milhões perpetrados na exploração da área pelo grupo investigado.  Os alvos devem  responder por provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa. Em geral, o fogo é usado para limpar o terreno.

A operação foi batizada de Prometeu pela histórica má utilização do fogo nas pastagens do Pantanal pelo homem, como incentivo à pecuária e avanço sobre o bioma

Prometeu faz a alusão ao personagem da mitologia grega que é visto como uma divindade que roubou o fogo dos deuses gregos e entregou à humanidade fazendo mau uso deste, e por isso foi castigado por Zeus, o mais poderoso.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias