Durante voo, bombeiros localizam foco de incêndio no Pantanal do Nabileque
A operação Hefesto (deus grego do fogo) atua na região desde julho
A operação Hefesto, em que os bombeiros enfrentam essa temporada do fogo no Pantanal, localizou focos de incêndio na região do Nabileque, que fica mais ao Sul de Corumbá e se estende até Porto Murtinho e Miranda.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, foi realizado um sobrevoo de monitoramento nesta terça-feira (dia 3) para detectar focos de calor. Durante o voo, os militares avistaram alguns focos de incêndio de pequena proporção na região denominada Pantanal de Nabileque.
- Leia Também
- Rio Paraguai já atinge nível negativo e indica seca pior que em 2020
- Em terra ou pelo céu, combate ao fogo que já devastou 32 mil hectares é intenso
As coordenadas do local foram repassadas para as equipes em terra, que vão atuar no combate às chamas. A operação Hefesto (deus grego do fogo) está no Pantanal desde 3 de julho.
Ano passado, um bloqueio atmosférico resultou na maior seca na região em cinco décadas, com focos potencializados pela queima de área para pecuária.
Em 2021, o Pantanal que se espalha por Mato Grosso do Sul (65%) e Mato Grosso (35%), vivencia o terceiro ano consecutivo sem o pulso de inundação do Rio Paraguai, principal curso de água do bioma. A última cheia do rio foi em 2018, com pico de 5,35 metros.