ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 34º

Meio Ambiente

Em MS, temperaturas foram ao extremo, variando de -0,7ºC a 39ºC em agosto

Rajadas de vento superaram os 100 km/h em município

Por Cassia Modena | 03/09/2025 10:15
Em MS, temperaturas foram ao extremo, variando de -0,7ºC a 39ºC em agosto
Geada na madrugada do dia 10, em Rio Brilhante, pintou vegetação de branco (Foto: Diego Batistoti/RB Notícias)

Mato Grosso do Sul teve extremos de temperatura em agosto, em diferentes cidades. Enquanto Rio Brilhante registrou a mínima de -0,7°C no dia 10, Pedro Gomes chegou à máxima de 39°C no dia 31. Os números constam no balanço mensal divulgado hoje (3) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul registrou temperaturas extremas em agosto, variando de -0,7°C em Rio Brilhante a 39°C em Pedro Gomes, segundo dados do Cemtec. Rajadas de vento atingiram 100,4 km/h em Bonito, enquanto Paranhos sofreu com vendaval que desabrigou moradores. A umidade relativa do ar chegou a preocupantes 10% em Sonora e Cassilândia. Em relação às chuvas, 43 dos 55 pontos monitorados registraram índices abaixo do esperado, com destaque para Campo Grande, com déficit de 56%. Mundo Novo teve o maior volume, com 97 mm. Apesar de uma atenuação da seca em relação a julho, principalmente nas regiões pantaneira e norte, as regiões sul e leste ainda enfrentam seca fraca a moderada.

Outro dado que chama a atenção é a velocidade que rajada de vento atingiu no município de Bonito: 100,4 km/h. A marca foi registrada em 20 de agosto, mesmo dia em que a cidade abriu seu tradicional Festival de Inverno. A prefeitura não registrou transtornos. Por outro lado, vendaval nessa data deixou moradores de Paranhos desabrigados e interditou rodovia. A distância entre uma cidade e outra é de mais de 400 km.

Outro destaque foi a umidade relativa do ar ter ficado em 10% nos municípios de Sonora e Cassilândia nos dias 10 e 22 de agosto, respectivamente. Esse nível é de alerta para a saúde humana e exige cuidados redobrados com crianças e idosos.

Em MS, temperaturas foram ao extremo, variando de -0,7ºC a 39ºC em agosto
Caminhada em Pedro Gomes pelo fim da violência contra a mulher ocorreu um dia antes da cidade registrar 39ºC em agosto (Foto: Reprodução/Instagram)

Quanto às chuvas, dos 55 pontos monitorados no Estado atualmente, 43 registraram valores abaixo do esperado e 12 registraram valores acima do esperado. O maior volume foi observado em Mundo Novo, com um total acumulado de 97 mm, 36% maior que a média histórica para o período.

Já Campo Grande foi um dos municípios com déficit de chuva em relação aos dados históricos. A precipitação ficou 56% abaixo do esperado.

O maior desvio das chuvas ocorreu em Porto Murtinho. O município não registrou precipitação, enquanto o esperado era de 34 mm ao menos.

Em MS, temperaturas foram ao extremo, variando de -0,7ºC a 39ºC em agosto
Casa de madeira destelhada pelo vendaval em Paranhos (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Seca - O balanço mensal do Cemtec também informa que houve uma atenuação das condições de seca no Estado em comparação ao mês de julho, principalmente nas regiões pantaneira e norte.

Ainda assim, a situação continua sendo de seca fraca a moderada nas regiões sul e leste, com valores característicos de déficit de precipitação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.