Fogo na divisa de MT e MS, no Pantanal, mobiliza bombeiros há 2 dias
Equipes dos dois Estados trabalham juntas para combater incêndios na região
Bombeiros de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso atuam juntos para combater o fogo que avança no Pantanal. Os focos surgiram primeiro no Estado vizinho, no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, e ultrapassam a divisa desde terça-feira (7), segundo informações divulgadas pela corporação sul-mato-grossense.
Os brigadistas usam motobombas para controlar o incêndio. O trabalho, no entanto, fica mais difícil no cenário de seca do outono e de condições atípicas, como temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar.
De acordo com o que é monitorado via satélite pela Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais), da UFRJ (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), mais de 9 mil hectares foram queimados só neste mês no Pantanal mato-grossense. No bioma em Mato Grosso do Sul, já foram mais de 5 mil hectares até ontem (8).
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para saber como está o combate nesta manhã (9) na região e aguarda retorno.
Segundo informações do governo estadual, Mato Grosso do Sul tem 37 bombeiros exclusivos para atuar contra incêndios florestais não só no Pantanal, mas em outros biomas.
Naviraí - Em paralelo, bombeiros também controlam incêndio em Naviraí, próximo a assentamentos e à BR-487.
No município, o fogo começou em 28 de abril, segundo a corporação.
"Durante a última semana do mês de abril, as equipes de solo e aéreas do CBMMS estiveram ativamente envolvidas no combate aos incêndios. Técnicas especializadas, como o uso de fogo contra fogo durante a noite, foram empregadas para controlar as chamas, além do uso de abafadores, sopradores e bombas costais", detalhou o Corpo de Bombeiros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.