Frente fria traz chuvas e tempestades a Mato Grosso do Sul nesta terça-feira
Instabilidade aumenta entre a tarde e a noite, com chance de raios e ventos fortes em várias regiões do Estado
A previsão do tempo para esta terça-feira (19) indica sol com aumento de nebulosidade em Mato Grosso do Sul, mas o clima muda ao longo do dia. Há possibilidade de chuvas em diferentes regiões e, em alguns pontos, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente entre a tarde e a noite de hoje e durante a quarta-feira, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul terá mudança no tempo nesta terça-feira (19), com previsão de chuvas e queda de temperatura. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para possibilidade de tempestades com raios e rajadas de vento, especialmente entre a tarde e a noite de hoje e ao longo de quarta-feira. A frente fria, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica, causará queda nas temperaturas, com mínimas entre 14°C e 16°C na região sul. As temperaturas variam em todo o estado. No sul, Dourados terá mínima de 19°C e máxima de 32°C. Nas regiões sudoeste e pantaneira, o calor persiste, com máxima de 37°C em Porto Murtinho e Corumbá. No leste, norte e bolsão, as mínimas ficam entre 16°C e 22°C, e as máximas entre 30°C e 37°C. Em Campo Grande, a previsão é de mínima de 20°C e máxima de 34°C. Ventos fortes, com rajadas que podem ultrapassar 60 km/h, são esperados para quarta-feira.
Essas condições estão associadas ao avanço de uma frente fria, somado à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica. Além disso, o transporte de calor e umidade, aliado ao avanço de cavados, favorece a formação de instabilidades no Estado.
Com a chegada da frente fria, as temperaturas devem cair, chegando a valores entre 14°C e 16°C, sobretudo na região Sul. Em Dourados, por exemplo, a variação prevista é de 19°C a 32°C. Em cidades como Ponta Porã e Iguatemi, os termômetros devem marcar mínimas entre 18°C e 19°C e máximas em torno de 31°C a 32°C. Já em Amambai, a expectativa é de mínima de 18°C e máxima de 33°C.
Na região sudoeste e pantaneira, o calor segue mais intenso. Em Porto Murtinho, a variação prevista é de 19°C a 37°C. Em Corumbá, a mínima é de 25°C e a máxima de 37°C, enquanto em Aquidauana as temperaturas devem oscilar entre 24°C e 36°C.
Já no bolsão, no leste e no norte do Estado, os termômetros marcam mínimas entre 16°C e 22°C e máximas entre 30°C e 37°C. Em Paranaíba, por exemplo, a variação fica entre 16°C e 35°C. Em Três Lagoas, entre 20°C e 34°C. No norte, Coxim terá mínima de 17°C e máxima de 37°C, enquanto em Camapuã os valores devem ficar entre 19°C e 35°C.
Em Campo Grande, a previsão indica temperaturas entre 20°C e 22°C nas mínimas e até 34°C nas máximas. Os ventos, que nesta terça-feira ainda atuam do quadrante norte, devem girar para o quadrante sul ao longo de quarta-feira, com intensidade entre 40 e 60 km/h. Em alguns pontos, as rajadas podem passar de 60 km/h.

Vendaval e tempestade - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu para hoje alertas de vendaval e tempestade para Mato Grosso do Sul. O primeiro ocorre entre 12h e 18h, com ventos de 40 a 60 km/h e baixo risco de queda de galhos. Já o segundo se estende até a madrugada de quarta (20), com ventos de 60 a 100 km/h, chuva intensa e possibilidade de granizo.
Conforme o aviso meteorológico, o vendaval pode atingir 79 municípios, incluindo Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados e Eldorado.
A lista continua com Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.
Já a tempestade envolve 32 municípios, entre eles Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Vicentina.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.