ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Governo reforça equipes e volta a pedir ajuda ao DF contra fogo no Pantanal

PrevFogo e Corpo de Bombeiros enviarão mais equipes para a região; fumaça voltou a tomar a BR-262

Humberto Marques | 30/10/2019 17:45
Fumaça na região do Morro do Azeite tornou circulação pela BR-262 perigosa. (Foto: Subcom/Divulgação)
Fumaça na região do Morro do Azeite tornou circulação pela BR-262 perigosa. (Foto: Subcom/Divulgação)

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou nesta quarta-feira (30) que reforçará o efetivo de homens e aeronaves para o combate aos focos de calor na região do Pantanal entre os municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá. Será solicitado, mais uma vez, apoio aéreo ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal –que em setembro destacou 34 homens e uma aeronave para o enfrentamento às chamas. O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) também será acionado.

A fumaça tomou a região do Morro do Azeite, a 300 km de Miranda, também dificultando a circulação em outras regiões. Na mesma região, ao passar pelo Buraco das Piranhas –em direção ao Passo do Lontra, município de Corumbá–, na BR-262, condutores se viram obrigados a parar a viagem com a impossibilidade de seguirem adiante, conforme relatos enviados ao Campo Grande News.

Nesta quarta, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros se reuniram na fazenda BR PEC, onde há queimadas de intensidade, sendo apontada a necessidade de reforço nas ações. Brigadistas do Corpo de Bombeiros e do PrevFog (vinculados ao Ibama) serão deslocados à região. Hoje, 18 homens das duas instituições e funcionários da fazenda atuam no enfrentamento às chamas na região.

Os bombeiros de Brasília também serão acionados. Em setembro, o efetivo e a aeronave foram importantes aliados para extinguir o fogo que atingiu a região do Refúgio Caiman, em Miranda. Integrantes do PrevFogo que estão na Capital para a 7ª Wildfire (feira sobre gerenciamento de incêndios que ocorre no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo) também devem seguir para a região.

Cervo corre em área queimada no Pantanal; fauna também foi atingida. (Foto: Subcom)
Cervo corre em área queimada no Pantanal; fauna também foi atingida. (Foto: Subcom)
Aeronaves do governo de MS já estão na região da fazenda BR Pec. (Foto: Subcom/Divulgação)
Aeronaves do governo de MS já estão na região da fazenda BR Pec. (Foto: Subcom/Divulgação)

O coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Paulo José Barbosa de Souza, também esteve no encontro e garantiu suporte da União no apoio logístico para combater as chamas –tendo com base decreto de situação de emergência expedido em setembro pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que segue em vigor e foi referendado pela pasta.

“O fogo que ocorre na região é algo impressionante, atingindo mais de 50 mil hectares, com dificuldades de logística, e o governo dará o apoio necessário a Mato Grosso do Sul para controlar esse desastre”, disse Souza, que sobrevoou a região nesta manhã.

Circulação prejudicada – Na segunda-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal recomendou que viajantes evitassem seguir pela BR-262 na região de Corumbá à noite, por conta da fumaça que tomou a pista e a travessia de animais fugindo do incêndio. Hoje, a assessoria do governo estadual confirmou que o fogo segue intenso às margens da rodovia estadual e da Estrada Parque (a MS-184, que dá acesso ao Passo do Lontra e ao Pantanal da Nhecolândia), expandindo-se graças aos ventos e a existência de vegetação seca.

Uma pousada e moradias de ribeirinhos chegaram a ficar ameaçados pelo fogo e a fumaça no fim da manhã.

O representante do Ministério de Desenvolvimento Regional também garantiu ajuda financeira para a reconstrução das, até aqui, três pontes destruídas com os incêndios. A fazenda BR Pec será sede da base de comando das operações –semelhante à estrutura montada para as ações na Caiman. O Baron 2, do Corpo de Bombeiros, chegou à região para ações de transporte e resgate. O Air Tractor do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, também cedido para as ações, já está no local.

Confira abaixo vídeos sobre a situação no Buraco das Piranhas:

Nos siga no Google Notícias