Incêndio em área de pousada continua e combate chega a 24h
Chamas iniciaram em terreno vizinho e se espalharam pela vegetação do Refúgio Canaã
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Incêndio florestal ameaça pontos turísticos em Bodoquena (MS). O fogo teve início na sexta-feira (12) em propriedade rural vizinha ao Refúgio Canaã e se espalhou rapidamente devido aos fortes ventos e ao difícil acesso à área, atingindo parte da vegetação do refúgio. A proximidade com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e a cachoeira Boca da Onça, importante ponto turístico da região, preocupa as autoridades. Equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de um avião, combatem as chamas desde sexta-feira. A temperatura elevada, baixa umidade do ar e ventos fortes dificultam o controle do incêndio. Ainda não há informações sobre a extensão da área atingida e a quantidade de água utilizada no combate. O monitoramento climático indica temperatura de 37°C, umidade do ar em 24% e ventos de 11 km/h em Bodoquena.
A área de vegetação do Refúgio Canaã, em Bodoquena, ainda apresenta focos de incêndio na manhã deste sábado (13). O incêndio florestal começou na manhã de ontem (12) em uma propriedade vizinha.
Segundo o gerente Rafael Ramalho, às 5h de hoje ainda havia fogo no mato e um avião foi destinado ao local para jogar água do alto.
As chamas avançam em direção ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena e à cachoeira Boca da Onça, um dos pontos turísticos mais conhecidos da região. O Refúgio Canaã fica a 2 quilômetros da cachoeira.
De acordo com o tenente Machado, responsável pelo combate, o local é de difícil acesso. “Nós temos uma equipe combatendo o incêndio desde as 12h de ontem. É um local de acesso bastante difícil e íngreme”, pontuou.
Estão atuando no local, 20 brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), 8 do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e três equipes do quartel de Bonito.
O Corpo de Bombeiros Militar informou que, devido às condições do terreno e aos ventos fortes, o incêndio se espalhou rapidamente. O chamado foi recebido pelo Quartel de Bonito via 193 e o SCI (Sistema de Comando de Incidentes) da Operação Pantanal 2025 foi acionado.
Ainda não há informações sobre quantos hectares foram atingidos e nem sobre a quantidade de litros de água usados.
As condições climáticas aumentam o risco de propagação das chamas. De acordo com dados da plataforma de monitoramento Zoom Earth, a cidade de Bodoquena registra 37°C, umidade relativa do ar em 24% e ventos de 11 km/h.
Equipes do Corpo de Bombeiros atuam com abafador, mochila costal e viaturas com equipamentos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.