ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  01    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Inscrições abertas para o Seminário Internacional de Manejo Integrado do Fogo

Evento será uma oportunidade de discussão e troca de experiências entre profissionais do mundo todo

Por Gabriela Couto | 27/03/2025 07:33
Inscrições abertas para o Seminário Internacional de Manejo Integrado do Fogo
Queima controlada no Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema (Foto: Bruno Rezende/Secom)

Nos dias 2 e 3 de abril de 2025, o auditório do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, será o palco do Seminário Internacional de Manejo Integrado do Fogo no Pantanal. As inscrições são limitadas e gratuitas. Os interessados em participar de forma presencial podem se inscrever clicando aqui.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande sediará o Seminário Internacional de Manejo Integrado do Fogo no Pantanal nos dias 2 e 3 de abril de 2025. O evento gratuito acontecerá no auditório do Ministério Público de MS, com transmissão online. Especialistas nacionais e internacionais, incluindo a keynote speaker Navashini Govender do Parque Nacional Kruger (África do Sul), discutirão desafios e soluções para o manejo do fogo no bioma.A programação inclui palestras sobre prevenção e combate a incêndios florestais, experiências em terras indígenas e unidades de conservação, além de casos internacionais como Everglades (EUA) e áreas úmidas europeias. Entre as autoridades presentes estarão representantes do Ministério do Meio Ambiente, SEMADESC, SEMA/MT, Ministério Público, ONGs e Corpo de Bombeiros. As inscrições são limitadas e podem ser feitas online.

O evento, que também será transmitido online, reunirá especialistas e autoridades nacionais e internacionais para discutir um dos maiores desafios ambientais da atualidade: o manejo do fogo no Pantanal.

Com início às 9 horas, o seminário abordará as dificuldades, a relevância e as perspectivas do Manejo Integrado do Fogo (MIF) na preservação de ecossistemas sensíveis, como o Pantanal.

O evento visa promover um espaço para a troca de boas práticas e intercâmbio de conhecimento entre os participantes, além de fomentar a aplicação efetiva da Política Nacional do Manejo Integrado do Fogo, que busca integrar as diversas ações de combate e prevenção de incêndios.

Programação - A abertura do seminário, no dia 2 de abril, contará com a presença de importantes autoridades, como o Secretário Extraordinário André Lima (Ministério do Meio Ambiente), o Secretário Adjunto Artur Falcetti (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de MS - SEMADESC), a Secretária Mauren Lazaretti (SEMA/MT), e o Dr. Luciano Loubet (Ministério Público de MS).

 Também estarão presentes representantes de entidades como Onçafari e SOS Pantanal, Mario Haberfeld e Leonardo Gomes, respectivamente.

A programação do dia segue com uma série de palestras e apresentações de especialistas. Entre os destaques estão a keynote speaker Navashini Govender (SANParks - Kruger National Park) e a discussão sobre "A importância da integração do conhecimento ecológico no Manejo Integrado do Fogo: O Caso Pantanal e Alto Minho".

O dia terminará com um debriefing, às 18 horas, onde os participantes poderão refletir sobre as discussões do dia.

As atividades no dia 3 de abril começarão às 8h30 com a palestra sobre Planos de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, seguida de uma sessão sobre experiências de Manejo Integrado do Fogo em Terras Indígenas, Privadas e Unidades de Conservação.

Após o coffee break, a programação incluirá uma abordagem sobre a Governança do MIF no Estado de Mato Grosso do Sul, além de palestras sobre Responsabilização e Prevenção e os Esforços do MPMS no Manejo Integrado do Fogo.

O seminário será encerrado ao meio-dia, com a presença de importantes representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), IBAMA e outras autoridades e especialistas.

A troca de experiências será um dos principais focos do evento, permitindo que os participantes conheçam casos de sucesso de outras regiões, como os esforços realizados nas Everglades (EUA) e em áreas úmidas da Europa, além de discutir a implementação da Política Nacional do Manejo Integrado do Fogo, que visa melhorar a prevenção, combate e monitoramento dos incêndios.

O seminário será um espaço único para especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil se reunirem e debaterem soluções eficazes para garantir a proteção do Pantanal e outros biomas brasileiros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias