Inverno e tempo seco trazem beleza rosa com floradas de ipês
O inverno chegou na semana passada, mas o frio e clima seco têm mudado a paisagem das ruas campo-grandenses que agora estão tomadas por ipês floridos. As flores rosa são típicas da estação mais fria e todos os anos, chamam a atenção dos moradores.
Os ipês começam a florescer no fim do mês de maio, mas como 2017 foi marcado por bastante chuva, as flores começaram a aparecer em junho, devido ao clima úmido por mais tempo.
Quem explica melhor a floração é o biólogo e professor do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, Ademir Kleber Morbeck de Oliveira. "Os ipês florescem sempre com a chegada do inverno e com o clima seco. Em Campo Grande temos várias espécies de ipês, mas os que começam a florescer agora, são os rosas e roxos", afirma.
Os de coloração rosa surgem primeiro devido a característica da espécie. "Depois vão começar a florir os brancos e por último os amarelos, em meados de setembro".
Na Capital, conforme o biólogo, há várias espécies de ipês trazidas de outras regiões. "A árvore tem uma diversidade muito grande. É possível encontrá-la também na Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e aqui no Cerrado. Muitas dessas espécies foram trazidas para a cidade, por isso há essa diversidade grande", comenta.
Ipês rosas, roxos e amarelos, florescem apenas uma vez no ano. Já os brancos, colorem a paisagem em diferentes períodos, em fevereiro, março e agora em junho. "As flores desse ipê duram apenas dois ou três dias. Já os rosas e amarelos duram uma semana e meia", diz.
Pela cidade, é possível encontrar já várias árvores floridas e alguma com as flores já caídas pelo chão.