Itapira é vista pela 1ª vez após um mês desde retorno ao Pantanal
Afetada pelas queimadas, onça-pintada passou por tratamento e voltou para natureza em outubro
Pela primeira vez desde que voltou à natureza, a onça-pintada Itapira foi vista pela organização ambiental Onçafari, atuante no Pantanal sul-mato-grossense. Resgatada em agosto após sofrer graves queimaduras em todas as patas, ela passou por 50 dias de tratamento em Brasília até voltar para o habitat natural.
Publicação feita na terça-feira (5) pelo Onçafari mostra o vídeo da onça em meio ao mato. “A gente achou ela aqui na natureza, tá super bem, andou um pouquinho e está descansando”, diz a pessoa no vídeo.
Na postagem, a organização fala que durante o monitoramento realizado na segunda-feira (4), o CEO Mario Haberfeld avistou a jovem fêmea desde o retorno dela há um mês. “De volta à natureza, Itapira tem conseguido se alimentar bem, está super saudável e segue muito tranquila com a presença da nossa equipe”, completa o texto da publicação.
Itapira voltou a viver no Pantanal no dia 5 de outubro após um período no Instituto NEX, que é pioneiro e referência nos cuidados com as onças no Brasil. Na época, ela ficou 50 dias fazendo o tratamento para a recuperação e cicatrização das quatro patas.
O tratamento foi feito com o mínimo de intervenções humanas possíveis para que a onça-pintada mantivesse o comportamento arisco e selvagem que era necessário para sua eventual reintegração à natureza.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.