ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Lei do Pantanal entra em vigor domingo e regulamentação sai na segunda-feira

Regras que vão determinar a aplicação da nova norma serão conhecidas no início da próxima semana

Por Gabriela Couto | 16/02/2024 18:29
Monitoramento de aves no rio Paraguai, na região da Serra do Amolar, no Pantnal de Corumbá (Foto: Mariana Queiroz/IHP)
Monitoramento de aves no rio Paraguai, na região da Serra do Amolar, no Pantnal de Corumbá (Foto: Mariana Queiroz/IHP)

Agora é para valer. A Lei do Pantanal passa a entrar em vigor neste final de semana, após 60 dias, conforme o previsto dentro do texto homologado no final do ano passado. A partir de domingo (18), os proprietários de imóveis que abrange a maior planície alagável do mundo terão que seguir as novas normas.

De acordo com o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a regulamentação será publicada na segunda-feira (19).

“Já está assinada. A lei entra em vigor independente do decreto. O que é objetivo está no texto da lei”, esclareceu.

Com o decreto será possível entender melhor a aplicabilidade dos artigos da lei. A regulamentação da lei é o processo pelo qual as autoridades detalham e esclarecem como o texto funcionará na prática.

A legislação dispõe sobre a conservação, proteção, restauração e exploração ecologicamente sustentável da Área de Uso Restrito da Planície Pantaneira e cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Pantanal. O fundo terá 61% da receita proveniente de multas.

Dentre as novas restrições estão o cultivo de soja, cana-de-açúcar e eucalipto na região pantaneira e também incentivos para aqueles que decidirem investir na preservação do meio ambiental.

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinando lei do Pantanal, no Bioparque no dia 18 de dezembro de 2023 (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinando lei do Pantanal, no Bioparque no dia 18 de dezembro de 2023 (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Relembre - A Lei do Pantanal foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel em ato público realizado no dia 18 de dezembro, no Bioparque Pantanal, na presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Participaram ainda os ministros de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e do Planejamento, Simone Tebet.

O texto resultou de um trabalho intenso e exaustivo, conduzido por um Grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério do Meio Ambiente que fez quatro reuniões presenciais e inúmeros encontros e contatos virtuais para acertar detalhes.

Foram ouvidos representantes de organizações não governamentais, produtores rurais, órgãos ambientais estadual e federal, instituições de pesquisa como a Embrapa e entidades representativas das comunidades que habitam o Pantanal.

A lei faz uma extensa definição de termos, atividades e aspectos geográficos próprios do Pantanal, fundamentais para direcionar as normativas propostas e que virão com a regulamentação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias