Energisa diz que Mato Grosso do Sul registrou 1,1 milhão de raios em 1 dia
Temporal deste domingo causou estragos na cidade, como queda de árvores e estruturas
Em apenas 24 horas, Mato Grosso do Sul foi palco de uma das maiores descargas elétricas do país neste fim de semana, segundo a Energisa. Foram 1.168.367 raios registrados, com ventos que chegaram a quase 140 km/h, conforme dados da empresa, que atribui as informações ao Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e da NetClima.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul registrou mais de 1,1 milhão de raios em apenas 24 horas durante o fim de semana, com ventos que atingiram 140 km/h. Em Campo Grande, foram contabilizadas 9.182 descargas atmosféricas, acompanhadas de queda brusca na temperatura, de 35°C para 19°C. O estado está entre os quatro com maior incidência de raios no Brasil, país que lidera o ranking mundial de descargas elétricas. A Energisa MS acionou plano de contingência e mantém equipes mobilizadas principalmente na região centro-sul, onde se concentram a maioria das ocorrências.
Os números são muito superiores ao normalmente divulgados. Só para uma comparação, o Brasil registra uma média de aproximadamente 80 milhões de raios, o que faz do país o líder mundial em incidência de descargas elétricas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Segundo os institutos meteorológicos, entre sábado (1º) e domingo (2), a temperatura despencou de 35°C para 19°C, acompanhada de 11 milímetros de chuva. Só em Campo Grande, foram contabilizadas 9.182 descargas atmosféricas.
A força do temporal neste domingo causou estragos, como quedas de árvores e estruturas, confirmando os alertas emitidos na sexta-feira (31) pela Energisa MS, que havia divulgado nota sobre a severidade do clima prevista pelos órgãos de monitoramento. O cenário incluiu até a queda de granizo em algumas regiões.
Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) reforça que o Brasil é o país com maior número de descargas elétricas do mundo e que Mato Grosso do Sul está entre os quatro estados com maior incidência de raios.
De acordo com o gerente de Operações da Energisa MS, Helier Fioravante, o fenômeno mostra que o Estado está exposto a eventos climáticos cada vez mais intensos. Por conta desses eventos, o Plano de Contingência Climática foi acionado. A concessionária afirmou que atuou para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas mais afetadas. “Ao verem situação de risco, como cabos e postes caídos, não se aproximem e comuniquem de imediato a Energisa por meio dos nossos canais de atendimento”, disse Helier.
As equipes da empresa permanecem mobilizadas principalmente na região centro-sul do Estado, onde se concentra a maioria das ocorrências.
Orientações - Durante tempestades, mantenha-se em local protegido, desligue aparelhos da tomada e evite contato com cabos rompidos ou objetos sobre a rede elétrica. Em caso de emergência, o atendimento pode ser solicitado pelos canais oficiais: Aplicativo Energisa On, site energisa.com.br, WhatsApp Gisa (67) 99980-0698 ou telefone 0800 722 7272. Profissionais qualificados serão enviados para atendimento seguro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


