Apagão deixa parte de Sidrolândia no escuro durante o início da noite
Falha em transformador é a principal suspeita; bairros e comércio foram afetados pela queda de energia

Parte de Sidrolândia, município a 71 quilômetros de Campo Grande, ficou sem energia elétrica por volta das 18h desta segunda-feira (3). A interrupção atingiu diferentes regiões da cidade e, segundo moradores, pode ter sido causada pela explosão de um transformador nas proximidades da Escola Olinda Brito de Souza. As causas ainda estão sob investigação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um apagão atingiu diversas regiões de Sidrolândia, município localizado a 71 quilômetros de Campo Grande, por volta das 18h desta segunda-feira. Moradores relatam que a possível causa seria a explosão de um transformador próximo à Escola Olinda Brito de Souza e ao Banco do Brasil. A interrupção afetou a Praça Central e bairros como Parque das Orquídeas, Jardim do Sul, Jardim Alfa e Residencial Sol Nascente. Comerciantes precisaram encerrar as atividades antes do horário habitual, e a concessionária responsável ainda não se manifestou sobre as causas do incidente.
A Praça Central, situada entre as ruas São Paulo, Paraíba e Sergipe, ficou totalmente às escuras, e bairros como Parque das Orquídeas, Jardim do Sul, Jardim Alfa e Residencial Sol Nascente também foram afetados. Publicações em redes sociais relataram que o transformador teria estourado próximo ao Banco do Brasil, o que provocou a interrupção do fornecimento em parte da cidade.
A cabeleireira Marisa Nunes, de 48 anos, contou que precisou encerrar o expediente mais cedo. “Acabou a luz na hora que terminei de atender uma cliente, tive que desmarcar a de depois. Corre-corre para tirar tudo da tomada e agora esperar voltar”, disse.
Outros moradores também reclamaram da falta de informações. “A gente paga por um serviço e quando existe alguma falha, ninguém dá uma resposta concreta. Tenho filhos, tava fazendo o jantar, foi um sufoco”, relatou a dona de casa Marcely Souza.
Diversos comércios encerraram as atividades antes do horário habitual, e a cidade ficou parcialmente às escuras até o início da noite.
O Hospital Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa é um dos poucos locais onde o atendimento continua, com o uso de gerador. Uma das que aguardam atendimento é a moradora Mirla Dalym, que levou o filho após queda em casa.
"Meu filho de 18 anos estava em casa, tropeçou no escuro e acabou batendo a cabeça. Graças à Deus ele está em observação. Ainda vai fazer exames, mas sem riscos. O hospital tem gerador, mas a situação é intermitente. Uma hora cai, outra volta. A cidade está metade assim e metade no escuro", descorre.

A reportagem entrou em contato com a concessionária responsável pelo fornecimento de energia. Por meio de nota, a Energisa informou que, após os primeiros registros de interrupção de energia, às 18h11, em alguns bairros de Sidrolândia, equipes foram direcionadas para atender as ocorrências.
"Às 18h33, o fornecimento de energia começou a ser restabelecido de forma gradativa, conforme os reparos eram concluídos. A empresa segue atuando, em casos pontuais, para restabelecer o fornecimento de energia para todos o mais breve possível e em segurança. Caso precisem, os clientes podem entrar em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento: Aplicativo Energisa On, site: energisa.com.br, WhatsApp Gisa: (67) 99980-0698 e 0800 722 7272".
[ * ] Matéria alterada às 23h13 para acréscimo de conteúdo.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.


