ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Na 3ª onda de calor, fenômeno terá maior duração e com 5 graus acima da média

Ontem, por exemplo, Porto Murtinho marcou 43ºC e ganhou o título de cidade mais quente do Brasil

Por Viviane Oliveira | 09/11/2023 09:48



A 3º onda de calor que está atuando em Mato Grosso do Sul, desde ontem (8), deve se estender até meados da próxima semana. Em termos de duração e abrangência, poderá ser mais forte do que a registrada em setembro, conforme informações do serviço de meteorologia. O fenômeno terá um tempo de duração maior, de até cinco dias e com cinco graus acima da média.

“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos”, explicou o meteorologista Vinícius Lucyrio, do Climatempo.

Ontem, por exemplo, Porto Murtinho registrou 43ºC e ganhou o título de cidade mais quente do país. Já Corumbá ficou em segundo lugar com 41,2°C. Também aparecem na lista os municípios de Água Clara (40,5°), Miranda (40.4°C), Aquidauana (40,3°C), Coxim (40,2°C), Bataguassu (39,7°C), Nhumirim, no Pantanal de Corumbá, (39,6°C), Juti (39,3°C) e Dourados (39,2°C).

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o aviso meteorológico especial de nível amarelo, ou seja, perigo potencial, abrange Campo Grande e outras 66 cidades. O alerta de onda de calor é emitido quando a previsão indica que as temperaturas máximas devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.

No Centro de Campo Grande, o pessoal está se hidratando bastante para enfretar o calorão (Fotos: Paulo Francis)
No Centro de Campo Grande, o pessoal está se hidratando bastante para enfretar o calorão (Fotos: Paulo Francis)

Segundo a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet, a partir de sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda de calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o nível de severidade alterado. "Nos anos anteriores, geralmente, chovia mais no mês de novembro e a chuva dava uma segurada na temperatura".

Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias. “Foi registrada uma forte onda de calor em setembro, outra em outubro e essa de agora. Nem todo calor configura uma onda. Tem critérios para ser seguido e um deles é temperatura elevada por vários dias seguidos”, explicou Naiane.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias