Na primeira quinzena de dezembro, chuva superou esperado para o mês em 7 cidades
Choveu mais em Aral Moreira, Três Lagoas e Itaquiraí: entre 137% e 59% além do normal
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Nos primeiros 15 dias de dezembro, Mato Grosso do Sul registrou chuvas acima do esperado em várias cidades, com destaque para Aral Moreira, que teve 137% a mais de precipitação. Três Lagoas, Itaquiraí e Juti também apresentaram aumentos significativos. Enquanto algumas cidades, como Sete Quedas, igualaram a média histórica de dezembro, outras, como Campo Grande e Costa Rica, ficaram com menos da metade da precipitação esperada. Em Três Lagoas, chuvas intensas causaram alagamentos e danos em infraestruturas, refletindo a variabilidade climática da região.
O balanço de chuvas que caíram em Mato Grosso do Sul nos primeiros 15 dias de dezembro mostra que o acumulado em sete municípios superou o esperado para o mês inteiro.
Segundo dados reunidos pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), as cidades mais bem servidas de chuva no período foram Aral Moreira (137% a mais), Três Lagoas (70% a mais), Itaquiraí (59% a mais), Juti (16% a mais), Corumbá-Nhumirim-Nhecolândia (16%), Bataguassu (14% a mais), Iguatemi (13% a mais) e Ivinhema (2%).
Em Três Lagoas, cerca de três horas de chuva alagaram casas e abriram cratera em asfalto de rua que estava em obras, em 9 de dezembro.
Outras cidades - Em Sete Quedas, as chuvas da primeira quinzena já igualaram a média histórica de dezembro inteiro.
Já Campo Grande, Costa Rica, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Bonito estão entre o total de 36 municípios que atingiram menos da metade da precipitação esperada para o mês.
Na Capital, choveu 82 milímetros no período, enquanto são esperados 206 milímetros no mês todo. A última chuva foi registrada neste domingo (15).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.