Operação contra fogo no Pantanal combate chamas na Nhecolândia
Período de baixa umidade propicia incêndios em grandes áreas; ocorrências se espalham
A Operação Hefesto atuou em várias regiões do Pantanal, nessa segunda-feira (16) e se prepara para atuar em outros pontos com o aumento da seca, previsto pela meteorologia, para acontecer nessa semana, em Mato Grosso do Sul.
Conforme o Corpo de Bombeiros, que coordena a operação de prevenção e combate a incêndios florestais, foram feitos rescaldos aos incêndios na região da Estrada do Carandazal, evitando que se propaguem. Os aceiros também foram reforçados.
- Leia Também
- Bombeiros mobilizam efetivo extra para combate a incêndio em Jaraguari
- Além de forte calor, baixa umidade também coloca Defesa Civil em alerta
Já na região da Nhecolândia, uma das principais do Pantanal, houve combate em áreas de incêndio e também atividades de monitoramento para evitar propagação do fogo que seja capaz de causar ainda maior estrago ambiental.
Para atuar nesses combates em específico na Nhecolândia, foi necessário que a equipe no local, recebesse o reforço de mais uma guarnição, deslocada para lá. Ainda segundo os Bombeiros, as atividades devem se repetir nesses locais nessa terça.
Alerta de tempo seco - A Defesa Civil já se prepara para lidar com várias situações de incêndios e fez nessa segunda, o alerta para a população também ter cuidados básicos com a saúde, já que a baixa umidade também é causadora de doenças.
A meteorologia aponta que a umidade relativa do ar deve atingir níveis baixíssimos, chegando a casa dos 12% - o valor de referência para garantir a saúde da população é de 60% a 80%. Nessa segunda à noite, equipes do Corpo de Bombeiros de Campo Grande tiveram que ser mobilizadas para combater incêndio florestal em Jaraguari.