ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Pantaneiros são recebidos pela ministra de Meio Ambiente

Na pauta do grupo estavam temas como pesca, queimadas e presença de onças

Por Inara Silva | 24/07/2025 17:47
Pantaneiros são recebidos pela ministra de Meio Ambiente
Representantes de comunidades pantaneiras em Brasília. (Foto: Ecoa)

Representantes de comunidades pantaneiras de Mato Grosso do Sul foram recebidos nesta quinta-feira (24), em Brasília, pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O grupo levou uma pauta com pedidos de apoio para enfrentar queimadas, preservar a pesca artesanal e conter o avanço de onças em áreas residenciais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Representantes de comunidades pantaneiras de Mato Grosso do Sul reuniram-se com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em Brasília, para discutir questões ambientais urgentes. O grupo apresentou demandas sobre combate a queimadas, preservação da pesca artesanal e controle de onças em áreas residenciais. Entre as principais solicitações, destacam-se o financiamento para treinamentos e equipamentos para brigadas comunitárias do Pantanal. A aproximação de onças nas áreas habitadas tem causado preocupação entre os moradores, com relatos de ataques a animais domésticos. A ministra comprometeu-se a analisar os pedidos.

Entre as principais demandas, o grupo pediu financiamento para treinamentos e compra de equipamentos para as brigadas comunitárias do Pantanal. Segundo Eliane Aires, presidente da Renascer, Associação de Artesãs da Barra do São Lourenço, a preocupação é com os incêndios que têm atingido a região nos últimos anos.

O encontro foi intermediado pela Ecoa (Ecologia e Ação) e reuniu representantes das comunidades da Barra de São Lourenço, Chané, Binega e Serra do Amolar.

Além das queimadas, a comitiva abordou temas como a defesa do território pantaneiro, a oposição a projetos de lei que restringem a pesca artesanal e medidas para reduzir a presença de onças em áreas de moradia

Segundo o brigadista comunitário Roberto Carlos de Arruda, da Serra do Amolar, as onças têm se aproximado das casas e matado cachorros, o que tem causado pânico entre moradores

Eliane contou que a ministra ouviu as demandas com atenção e se comprometeu a analisar os pedidos e dar uma resposta assim que possível.