Sob alerta de tempestade, Campo Grande amanhece com chuva
Volume chegou a 89 milímetros nas últimas 12 horas na capital sul-mato-grossense

A chuva começou nas primeiras horas desta quinta-feira (13) em Campo Grande, marcando o início de um dia de tempo fechado e instável. O amanhecer foi de chuva leve em alguns bairros, mas com previsão de intensificação ao longo do dia. As condições atmosféricas favorecem a ocorrência de chuvas fortes e tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande amanheceu com chuva nesta quinta-feira (13), sob alerta de tempestades. Nas últimas 12 horas, foram registrados volumes expressivos de precipitação, com o maior acumulado na Vila Santa Luzia (89,2 mm). Há registros de alagamentos e queda de árvore em diferentes pontos da cidade. A previsão indica que as chuvas podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, com temperaturas máximas de 33°C. A instabilidade, que deve persistir até sábado, é causada pelo transporte de calor e umidade, áreas de baixa pressão e influência de uma frente fria oceânica.
Nas últimas 12 horas, a capital registrou volumes expressivos de precipitação. O maior acumulado foi observado na Vila Santa Luzia, com 89,2 milímetros. No bairro Universitário, o índice chegou a 76 milímetros, enquanto no Jardim Panamá o volume de chuva atingiu 62,4 milímetros, conforme o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
- Leia Também
- Árvore de grande porte cai e bloqueia rua no bairro Chácara Cachoeira
- Caçamba é levada por enxurrada na Avenida Ricardo Brandão
Há registros de alagamentos nas regiões do Itanhangá Park e na rotatória da Rachid Neder com a Av. Ernesto Geisel. Uma árvore de grande porte caiu na Rua Raul Pires Barbosa, na Chácara Cachoeira. O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande, Enéas Netto, disse ao Campo Grande News nesta manhã que ainda está fazendo o levantamento de ocorrências e estragos junto as equipes. Para hoje são esperados 24 milímetros, segundo o Climatempo.
Os modelos meteorológicos indicam que os acumulados podem ultrapassar 30 a 40 milímetros em 24 horas, com valores ainda mais elevados em pontos isolados. Esse cenário está associado ao transporte de calor e umidade, à atuação de áreas de baixa pressão e cavados, além da influência de uma frente fria oceânica, que contribui para o aumento das instabilidades.
Mesmo com o tempo chuvoso, as temperaturas seguem elevadas. Em Campo Grande, a máxima prevista é de 33°C. Em Corumbá, Aquidauana, Camapuã e Dourados, os termômetros também devem alcançar 33°C. Coxim, Paranaíba, Três Lagoas e Anaurilândia podem registrar até 35°C, enquanto Ponta Porã e Iguatemi ficam em torno de 30°C. Já em Porto Murtinho, no extremo sudoeste do estado, a máxima esperada é de 34°C.
A instabilidade deve persistir até sábado, com risco de novos temporais em várias regiões do estado. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta a população para redobrar os cuidados durante as chuvas fortes, evitando locais abertos, árvores e estruturas metálicas, além de manter atenção em áreas sujeitas a alagamentos.

