ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Sob alerta de tempestade, Campo Grande amanhece com chuva

Volume chegou a 89 milímetros nas últimas 12 horas na capital sul-mato-grossense

Por Gabriel Neris | 13/11/2025 06:04
Sob alerta de tempestade, Campo Grande amanhece com chuva
Ciclista precisa dividir espaço com veículos na chuva na Av. Júlio de Castilhos (Foto: Marcos Maluf)

A chuva começou nas primeiras horas desta quinta-feira (13) em Campo Grande, marcando o início de um dia de tempo fechado e instável. O amanhecer foi de chuva leve em alguns bairros, mas com previsão de intensificação ao longo do dia. As condições atmosféricas favorecem a ocorrência de chuvas fortes e tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande amanheceu com chuva nesta quinta-feira (13), sob alerta de tempestades. Nas últimas 12 horas, foram registrados volumes expressivos de precipitação, com o maior acumulado na Vila Santa Luzia (89,2 mm). Há registros de alagamentos e queda de árvore em diferentes pontos da cidade. A previsão indica que as chuvas podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, com temperaturas máximas de 33°C. A instabilidade, que deve persistir até sábado, é causada pelo transporte de calor e umidade, áreas de baixa pressão e influência de uma frente fria oceânica.

Nas últimas 12 horas, a capital registrou volumes expressivos de precipitação. O maior acumulado foi observado na Vila Santa Luzia, com 89,2 milímetros. No bairro Universitário, o índice chegou a 76 milímetros, enquanto no Jardim Panamá o volume de chuva atingiu 62,4 milímetros, conforme o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Há registros de alagamentos nas regiões do Itanhangá Park e na rotatória da Rachid Neder com a Av. Ernesto Geisel. Uma árvore de grande porte caiu na Rua Raul Pires Barbosa, na Chácara Cachoeira. O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande, Enéas Netto, disse ao Campo Grande News nesta manhã que ainda está fazendo o levantamento de ocorrências e estragos junto as equipes. Para hoje são esperados 24 milímetros, segundo o Climatempo.

Os modelos meteorológicos indicam que os acumulados podem ultrapassar 30 a 40 milímetros em 24 horas, com valores ainda mais elevados em pontos isolados. Esse cenário está associado ao transporte de calor e umidade, à atuação de áreas de baixa pressão e cavados, além da influência de uma frente fria oceânica, que contribui para o aumento das instabilidades.

Mesmo com o tempo chuvoso, as temperaturas seguem elevadas. Em Campo Grande, a máxima prevista é de 33°C. Em Corumbá, Aquidauana, Camapuã e Dourados, os termômetros também devem alcançar 33°C. Coxim, Paranaíba, Três Lagoas e Anaurilândia podem registrar até 35°C, enquanto Ponta Porã e Iguatemi ficam em torno de 30°C. Já em Porto Murtinho, no extremo sudoeste do estado, a máxima esperada é de 34°C.

A instabilidade deve persistir até sábado, com risco de novos temporais em várias regiões do estado. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta a população para redobrar os cuidados durante as chuvas fortes, evitando locais abertos, árvores e estruturas metálicas, além de manter atenção em áreas sujeitas a alagamentos.