ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Voluntários participam de plantio que trará 5 mil árvores para córrego

Ato é simbólico, pois a bacia abastece 50% de Campo Grande; o plantio foi realizado na Fazenda Velho Saltinho

Natália Olliver | 22/03/2023 16:48
Voluntários participam de plantio que trará 5 mil árvores para córrego
50 voluntários participaram da ação de plantio de 5 mil mudas de árvore às margens do Córrego Guariroba (Foto: Fabrício Barreto)

Para celebrar o Dia Mundial da Água, 50 voluntários realizaram o plantio de 200 mudas de árvores às margens do Córrego Guariroba. A bacia hidrográfica do Guariroba é a fonte de abastecimento superficial de metade de Campo Grande e as árvores foram plantadas na Fazenda Velho Santinho, localizada na saída para Três Lagoas, na BR-262. O local foi reconhecido como APA (Área de Proteção Ambiental) em 1985.

A ação intitulada 'Vem plantar água' foi uma parceria do projeto Mil Pelo Planeta com a ARCP (Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba), Prefeitura de Campo Grande e Flora Pantanal, na tarde desta terça-feira (21). A expectativa da equipe é plantar 5 mil mudas no local.

O idealizador e coordenador do projeto Mil Pelo Planeta, Neo Avila, de 41 anos, explicou que está muito satisfeito com a ação.

As plantas foram colocadas nos locais que, segundo Neo, mais necessitam de regeneração da mata ciliar. Ele ressaltou que o momento foi muito simbólico, justamente por ser o Dia Mundial da Água e pela bacia abastecer 50% das casas da cidade.

Essa iniciativa é muito importante para garantir água para gente, para os animais. Com o plantio poderemos sequestrar carbono, liberar mais O2 e ajudar na regularização dos regimes de chuvas, onde as árvores desenvolvem papel principal com os rios aéreos”, disse.

Voluntários participam de plantio que trará 5 mil árvores para córrego
Alguns dos voluntários pelo plantio das mudas na tarde desta terça-feira (Foto: Fabrício Barreto)

De acordo com o presidente da ARCP, Claudinei Pecois, as ações nos córregos já recuperou 15 mil hectares de APA e cultivou 25 mil mudas utilizando duas técnicas: plantio direto de mudas e plantio direto de sementes. Ele ainda ressaltou que em cinco anos de trabalho foram recuperados 80 hectares e ainda faltam 660 hectares.

Neo evidenciou que o plantio das mudas é referente ao período de chuvas, melhor momento indicado, e que a ação deve voltar em setembro. “No Mil, por exemplo, nesse período de estiagem a gente faz plantios menores, urbanos, que a gente consegue acompanhar in loco com mais facilidade, como hortas. Focamos nos trabalhos de educação ambiental, coleta e armazenagem de sementes”, finalizou.

Bacia Guariroba - A bacia hidrográfica do Córrego Guariroba fica a 35 km do centro da cidade e é a principal fonte de abastecimento de água da Capital sul-mato-grossense. Ela integra a Bacia do Paraná e tem 65 propriedades rurais. A bacia possui um reservatório com volume de aproximadamente 4 milhões de m³, em 53 hectares. A água captada nesta bacia atende quase metade do município de Campo Grande.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias