Com apenas um adotado até agora, feira quer doar 30 animais
Realizada na Rua Marechal Rondon, 1380, Centro, ação segue até 16h
Feira de adoção de gatos e cachorros movimenta o Pátio Central na manhã deste sábado (5), junto com ações paralelas do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Quem está em busca de conceder lar definitivo para um animal tem até às 16h para ir ao prédio localizado na região central da Capital.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma feira de adoção de gatos e cachorros está acontecendo no Pátio Central, em Campo Grande, neste sábado (5), organizada pelo Projeto Anjos da Dani. A expectativa é encontrar lares para 30 animais resgatados. Os interessados devem assinar um termo de adoção responsável. Os animais adultos já estão castrados, vacinados e vermifugados, enquanto os filhotes têm a castração garantida. O evento conta com a presença do CCZ, oferecendo vacinação antirrábica e outros serviços. A feira vai até as 16h.
Idealizadora do Projeto Anjos da Dani, Daniela Matos dos Reis, de 49 anos, comenta que a expectativa é conseguir doar pelo menos 30 animais. A reportagem esteve no local por volta das 10h40 e, até então, apenas um tinha sido adotado.
Tanto os gatos quanto os cachorros foram resgatados em diversas condições e receberam tratamento antes de serem liberados para a adoção. “Todos esses animais que estão aqui foram resgatados por mim, pela Elisa, pela Marlene, pela Elmer Linda e pela minha filha Georgia”, conta.

O projeto existe há dois anos e, nesta manhã, está realizando a feira de adoção no 1º piso do Pátio, sala 118. Para adotar, os tutores devem seguir algumas etapas, conforme explica a protetora. “A pessoa faz um termo de adoção responsável que é acompanhada. Esse é o termo de adoção responsável. Fica uma via com o adotante, uma via conosco e acompanhado. Todos os animais que nós doamos, filhotes, recebem a castração garantida”, enfatiza.
Além disso, os adultos já estão castrados, vacinados e vermifugados. Os filhotes caninos já estão vermifugados e com a primeira dose da vacina, sendo que a castração deles, quando alcançarem a idade necessária, será garantida pelo projeto.
Robson de Paula Vazes, de 34 anos, é voluntário na ação de hoje. Mestrando de Geografia da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), ele comenta que conheceu a iniciativa após adotar um dos animais do projeto. “A Dani levou a feira no mês de março para a UEMS e nós nos conhecemos. Eu adotei o Johnny Depp com ela e ele virou meio que a bandeira da campanha agora”, explica.
O acadêmico enfatiza que a adoção requer compromisso e responsabilidade por parte do tutor. “Cuidar de um filhote não é fácil. Você tem que ter todos os cuidados corretos. Levar pra vacinar, comprar ração adequada, medicações, levar pra passear”, fala. A ideia dele é fazer do Anjos da Dani um projeto de extensão da universidade, envolvendo outros alunos.
Neste sábado, em frente ao shopping, a equipe do CCZ marcou presença no evento, oferecendo os serviços gratuitos de vacinação antirrábica, coleta de sangue para diagnóstico de leishmaniose visceral canina, recebimento de denúncias e cadastro para castração. O Castramóvel ficou até 11h no local.
A médica veterinária do CCZ, Cristina Pires de Araújo, explica que a equipe também se faz presente uma vez por mês no Shopping Bosque dos Ipês. No Pátio Central, eles participam a cada dois meses. Ela enfatiza que a população pode procurar o CCZ durante a semana, a partir das 7h30, quando liberam vagas para castração.
“A gente faz aqui o agendamento e a gente lembra que, de segunda a sexta-feira, o CCZ disponibiliza cinco vagas para agendamento presencial para gatos. Então a pessoa pode ir até lá já com seu gatinho”, esclarece.
Hoje, a equipe levou algumas amostras de morcego com a finalidade de dar orientações sobre os casos de raiva registrados na cidade. “Lembrando que só este ano a gente já está com quatro casos de morcego positivo para raiva em Campo Grande. Então, é muito importante a pessoa ser orientada que, ao encontrar um morcego caído, não encostar, não tocar nele, colocar um balde, um pote de sorvete, ligar para o CCZ para fazer o recolhimento”, pontua.
O Pátio Central está localizado na Rua Marechal Rondon, 1380, Centro. A feira de adoção segue até as 16h.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.