"Assusta animais": prefeito veta fogos de artifícios em eventos do município
Um decreto com a proibição será divulgado na próxima semana, segundo Marquinhos Trad
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), afirmou, nesta terça-feira (dia 9), que vai proibir fogos de artifícios em eventos promovidos pelo município. Um decreto sobre o assunto será publicado na próxima semana, segundo o prefeito.
“Não quero fogos, assusta os animais. Já mandei fazer um decreto, em qualquer festividade e inauguração da prefeitura, proibido fogos de artifício”. Segundo o chefe do Executivo municipal há estudos científicos que comprovam que o barulho causa danos aos animais.
Ele afirmou, ainda, que “vai ver como pode estender” tal proibição, já que o decreto que será publicado é especificamente sobre eventos que a Prefeitura de Campo Grande promover, como inaugurações e outras festividades públicas.
Um dos impedimentos em estender para eventos privados é legislação federal que trata sobre livre iniciativa privada. O assunto está em discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que já promoveu audiência e prepara um projeto de lei a respeito do assunto.
Marquinhos disse que a determinação sobre os fogos em eventos do município já foi dada. Após o feriado, o documento deve ser publicado.
Contudo, o chefe do Executivo municipal já determinou que não haja queima de fogos na inauguração do monumento da Maria Fumaça, na Orla Ferroviária, que ocorre amanhã (dia 10).