ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  20    CAMPO GRANDE 29º

Política

Após feriado, vereadores decidem se mantêm ou derrubam mais vetos do prefeito

Um dos projetos vetados é para classificar óptica como atividade essencial para funcionar em caso de lockdown

Caroline Maldonado | 06/09/2021 08:27
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal deve dedicar boa parte do tempo à votação de vetos do prefeito Marcos Trad (PSD), na próxima quinta-feira (9). Na primeira sessão após o feriadão do Dia da Independência, os vereadores votarão se mantêm ou derrubam vetos a quatro projetos, entre eles uma nova proposta sobre atividade essencial.

O prefeito tem vetado as últimas iniciativas dos vereadores para tornar novos segmentos em atividades essenciais para funcionarem em caso de lockdown. Os parlamentares recebem à porta segmentos do comércio que querem entrar no rol de essenciais, mas não tem conseguido convencer a prefeitura com os argumentos jurídicos necessários para fazer virar lei.

Desta vez, o veto a ser votado pelos vereadores é do projeto de lei 9.999/21, que institui como atividade essencial os estabelecimentos de varejos ópticos, de autoria dos vereadores Clodoilson Pires (Podemos) e Alírio Villasanti, o “Coronel Villasanti” (PSL).

Mais vetos - Também será votado o veto parcial ao projeto de lei 9.977/21, que autoriza a prefeitura a instituir o “Programa Municipal Mãos Hábeis e Mentes Criativas”, dos vereadores Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSB); Ademir Santana (PSDB) e Ronilço Cruz de Oliveira, conhecido como “Guerreiro”.

Outro veto é total para o projeto 9.932/2, para regulamentar a prática esportiva eletrônica denominada “E-sports”, de autoria dos vereadores Epaminondas Vicente Silva Neto, o “Papy”, e Victor Rocha Pires de Oliveira, o “Dr. Victor”.

O veto total ao projeto de lei 10.181/21, que dispõe sobre o treinamento de profissionais da educação e agentes de saúde para identificarem sinais de abuso moral, físico, sexual e exploração sexual infantil, também está na pauta. A proposta é do vereador Clodoilson Pires (Podemos).

Projetos - Serão votados ainda, em segunda votação, quatro projetos. Entre eles, o projeto de lei nº 9.949/21 para proibir o uso de placas informativas ou outros meios de informação, em estacionamentos pagos ou gratuitos, com os dizeres: “não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo” ou aviso similar. O projeto é do vereador Roberto Avelar (PSD).

De autoria do vereador João Batista da Rocha, o “Prof. João Rocha”, o projeto 10.024/21, dispõe sobre ações públicas de saúde, visando a prevenção da hepatite A para homens e mulheres que trabalham na coleta de lixo.

O projeto 10.184/21, de autoria do vereador Carlão, quer instituir o “Dia do Moto-Taxista”, a ser comemorado em 24 de abril.

O último da pauta é o projeto de Lei nº 10.220/21, de autoria da Mesa Diretora, para alterar valores de emendas de alguns parlamentares.

Nos siga no Google Notícias