ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Assembleia realiza amanhã reunião do Fórum dos caciques de MS

Leonardo Rocha | 04/09/2016 16:48
Fórum dos caciques vai ocorrer amanhã na Assembleia Legislativa (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Fórum dos caciques vai ocorrer amanhã na Assembleia Legislativa (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

A Assembleia Legislativa realiza amanhã (05), a partir das 14h, a 1° reunião do Fórum dos Caciques de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado no plenarinho, com o objetivo de debater as principais demandas das comunidades indígenas do Estado.

O Fórum surgiu depois de uma audiência pública com os caciques, proposta pelo deputado Paulo Corrêa (PR), em junho deste ano, na Assembleia. Além de debater as principais pautas das comunidades, também serão escolhidos os membros titulares deste grupo e o cronograma de ações.

O legislativo estadual finalizou neste ano duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) que envolviam as comunidades indígenas do Estado. A primeira investigou a influência do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) nas invasões de terras em Mato Grosso do Sul.

No final deste trabalho, foi concluído que o Cimi financiava e promovia a "guerra no campo", tendo inclusive no relatório final, o pedido de indiciamento de alguns integrantes do grupo. O deputado Pedro kemp (PT) apresentou um "voto em separado", que dizia justamente o contrário dos colegas.

A outra foi a CPI do Genocídio, que investigou a possível omissão do Estado, nos crimes de violência contra os povos indígenas, em Mato Grosso do Sul. Os integrantes concluíram que não havia omissão, já que a elucidação (crimes) tinha sido até maior que a média. O deputado João Grandão (PT) também apresentou em voto separado.

Nos siga no Google Notícias