Bernal vai baixar decreto para redução de gastos na Prefeitura
O secretário de Planejamento, Finanças e Controle de Campo Grande, Wanderley Ben Hur da Silva, anunciou nesta quinta-feira (3) que o prefeito Alcides Bernal (PP) vai baixar um decreto até amanhã (4) para redução de gastos na prefeitura.
Segundo o secretário, o decreto é em virtude da perda da receita este ano. De acordo com ele, uma analise da média história de custos está sendo feito e o índice vai ser repassado aos secretários para a diminuição de gastos. “Ainda não tem uma porcentagem definida para redução, mas vai atingir todas as secretarias”, destacou Ben Hur.
Entre os gastos sendo analisados constam: despesas como água, telefone, passagem aérea, diária e combustível.
Conforme Ben Hur, a dívida ativa do município é de um R$ 1 bilhão e que o momento agora é discutir com o secretário de receita um plano de crédito para a prefeitura superar e equilibrar esse débito.
O secretário informou também que Bernal deve reaproveitar funcionários da prefeitura que foram exonerados, porém ressaltou que as contratações serão “enxugadas”.
Em novembro do ano passado, o ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) publicou decreto para o corte de gastos. Na ocasião afirmou que era para seu governo “chegar vivo” até o final do ano.
Ele se referiu ao encerramento de seu segundo mandato e a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), que prevê medidas severas contra gestores que não entregarem as prefeituras com as contas “no azul”.
Quando entregou a administração, Nelsinho anunciou que ficaram no caixa R$ 243 milhões em caixa.