ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Bolsonaro é preso preventivamente pela PF

Medida preventiva não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado

Por Fernanda Palheta | 22/11/2025 07:14
Bolsonaro é preso preventivamente pela PF
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi levado para a Superintendência da PF em Brasília (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22). De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, a prisão foi pedida pela PF (Polícia Federal) após o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal na manhã deste sábado, após seu filho, senador Flávio Bolsonaro, convocar uma vigília em frente ao seu condomínio. A prisão foi autorizada pelo STF para garantia da ordem pública. A medida não está relacionada à condenação por tentativa de golpe. Bolsonaro, que já estava em regime domiciliar desde 4 de agosto por descumprir restrições e usar redes sociais para incitar ataques ao STF, foi levado à Superintendência da PF por volta das 6h20.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes diz que a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar "eventual tentativa de fuga do réu". O ministro do STF ainda aponta que o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a ocorrência de violação da tornozeleira eletrônica de Bolsonaro na madrugada deste sábado.

"A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho", diz.

Moraes também determina que seja realizada, neste domingo (23), audiência de custódia, por videoconferência, além da disponibilização de atendimento médico em tempo integral ao réu.

A medida preventiva não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado.

O STF (Supremo Tribunal Federal) acatou o pedido da PF para garantia da ordem pública. Bolsonaro já estava em regime domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir restrições impostas anteriormente, utilizando redes sociais de aliados para divulgar conteúdos de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro.

De acordo com o jornal, a PF chegou à casa de Bolsonaro por volta das 6h, em comboio com ao menos cinco carros. O ex-presidente foi levado cerca de 20 minutos depois para a Superintendência da PF em Brasília, onde ficará preso.

Em setembro, o ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado, na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista pelos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União.

Matéria atualizada às 8:30 para acréscimo de informação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.