ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 30º

Política

Campo Grande é a 2ª capital com mais mulheres no 1º escalão da prefeitura

Mas cai para 4ª quando o número de pastas, considerado no levantamento, sobe de 23 para 24

Por Cassia Modena | 20/01/2025 10:05
Campo Grande é a 2ª capital com mais mulheres no 1º escalão da prefeitura
Na imagem acima: Berenice Jacob; Rosana Leite; Márcia Helena Hokama; Adriane Lopes; Camilla Nascimento; Thelma Mendes; e Maria Angélica Fontanari. Na imagem abaixo: Adriane Lopes com Catiana Sabadin (Fotos: Marcos Maluf e Divulgação)

Campo Grande é a segunda na lista das capitais com mais mulheres fazendo parte do primeiro escalão da prefeitura neste início de ano, de acordo com levantamento divulgado hoje (20) pelo O Globo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande ocupa a segunda ou quarta posição entre as capitais brasileiras com maior percentual de mulheres no primeiro escalão da prefeitura, dependendo da contagem das secretarias. Inicialmente, com 39,13% de mulheres em 23 secretarias, ocupava a segunda posição, empatada com Belém e Natal. Considerando 24 secretarias, a porcentagem cai para 37,5%, ficando atrás de Macapá e Boa Vista. Nove secretarias são chefiadas por mulheres, enquanto o cargo de prefeita é ocupado por Adriane Lopes (PP), que apresenta maior representatividade feminina em sua equipe (37,5%) do que a prefeita de Aracaju (26,09%).

O primeiro lugar é dividido entre Belém (PA) e Natal (RN), que estão empatadas. Ambas têm 41,67% do topo da hierarquia municipal formado por mulheres, enquanto em Campo Grande essa proporção é de 39,13%.

Porém, o levantamento pode ter desconsiderado uma pasta do escalão principal da capital sul-mato-grossense. A conta é feita a partir do número de 23 secretarias, mas Campo Grande ficou com 24 após reforma administrativa.

São nove as pastas chefiadas por mulheres no Executivo campo-grandense entre as 24. Assim, a porcentagem cai para 37,5% e Campo Grande vai para a quarta posição, ficando atrás de Macapá (AP) e Boa Vista (RR) – respectivamente segunda e terceira capitais da lista.

Ainda segundo o Globo, elas representam 26% do total de funcionários dos principais escalões dentre 26 capitais analisadas.

Destaque - O cargo maior do município é ocupado por mulheres apenas em duas capitais: Emília Corrêa (PL), em Aracaju (SE), e Adriane Lopes (PP), em Campo Grande.

Campo Grande é a 2ª capital com mais mulheres no 1º escalão da prefeitura
Adriane Lopes comemora eleição em segundo turno (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Na comparação entre as equipes das duas únicas prefeitas, Lopes ganha com 37,5% contra 26,09% de representatividade feminina na capital sergipana.

Onde estão - As mulheres lideram nove pastas em Campo Grande. Veja quais:

  • Secretaria Especial da Casa Civil - Thelma Fernandes Mendes Nogueira Lopes;
  • Secretaria da Fazenda - Márcia Helena Hokama;
  • Secretaria de Administração e Inovação - Andréa Alves Ferreira Rocha;
  • Secretaria Especial de Planejamento e Parceria Estratégicas - Catiana Sabadin Zamarrenho;
  • Secretaria de Saúde - Rosana Leite de Melo;
  • Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Camilla Nascimento de Oliveira (também vice-prefeita);
  • Secretaria Executiva da Mulher -Maria Angélica Fontanari de Carvalho e Silva;
  • Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande - Elza Pereira da Silva;
  • Instituto Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano - Berenice Maria Jacob Domingues.

As outras 15 pastas chefiadas por homens são: Secretaria de Governo e Relações Institucionais; Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social; Secretaria Especial de Articulação Regional; Secretaria Especial de Licitações e Contratos; Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos; Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável; Secretaria de Educação; Secretaria Executiva da Juventude; Secretaria Executiva da Cultura; Agência de Habitação e Assuntos Fundiários; Agência de Transporte e Trânsito; Agência de Regulação dos Serviços Públicos; Agência de Tecnologia da Informação e Inovação; Fundação de Esportes; e Fundação Social do Trabalho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias