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Política

Candidatos à prefeitura gastam mais de R$ 300 mil com redes sociais

Rose Modesto, Beto Pereira, Adriane Lopes, Camila Jara e Beto Figueiró pagaram anúncios para atingir eleitores

Por Jhefferson Gamarra | 11/09/2024 15:34
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Candidatos à prefeitura de Campo Grande que patrocinaram conteúdo nas redes sociais (Fotos: Reprodução)
Candidatos à prefeitura de Campo Grande que patrocinaram conteúdo nas redes sociais (Fotos: Reprodução)

Nos últimos 30 dias, os principais candidatos à prefeitura de Campo Grande investiram fortemente no impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, gastando mais de R$ 316 mil para promover 1.430 anúncios, de acordo com a biblioteca de anúncios da Meta, responsável pelo Facebook e Instagram. Essa estratégia digital tem sido uma das ferramentas mais importantes nas campanhas eleitorais, substituindo parcialmente o uso tradicional de santinhos e outros materiais físicos e impressos.

O uso de anúncios patrocinados permite que os candidatos segmentem seu público de maneira muito específica. Através de ferramentas de direcionamento detalhado, os candidatos conseguem alcançar eleitores com base em seus dados demográficos, interesses e comportamentos. Entre os alvos das campanhas em Campo Grande, estão empresários, servidores públicos, religiosos, ativistas de causas sociais, profissionais da saúde, educação, segurança pública, além de grupos específicos como diferentes perfis familiares, como solteiros, casados, pais de crianças, entregadores de delivery e motoristas de aplicativos.

Esse tipo de comunicação digital permite que os candidatos ajustem suas mensagens de acordo com os interesses de cada público-alvo, o que se torna cada vez mais relevante em um contexto onde a presença online é essencial para a interação com o eleitorado.

Rose Modesto (União Brasil) lidera o investimento em redes sociais, com um gasto total de R$ 132.706 em 600 anúncios. Sua campanha foi amplamente segmentada, com 49 anúncios voltados exclusivamente para mulheres, 3 para homens e 548 para todos os públicos. O direcionamento detalhado de seus conteúdos incluiu empresários, proprietários de pequenas e grandes empresas, agronegócio, pais de recém-nascidos e adolescentes, religiosos, profissionais de saúde, funcionários do governo, servidores públicos, além de causas animais, entregadores de delivery e motoristas de aplicativos. Sua estratégia atingiu diversos nichos, como arquitetura, esporte, gastronomia e direitos humanos.

Beto Pereira (PSDB) é o segundo maior investidor, com R$ 85.953 gastos em 226 anúncios. Sua campanha teve foco em 3 anúncios específicos para mulheres e 223 para todos os públicos. O tucano direcionou seus conteúdos para temas como maternidade, saúde, especialmente para enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de bem-estar animal, professores, pedagogos e educação infantil.

Adriane Lopes (PP), atual prefeita e candidata à reeleição, investiu R$ 76.108 em 130 anúncios, dos quais sete foram direcionados para mulheres e 123 para o público geral. Sua campanha se concentrou principalmente em temas voltados para o público empresarial, com destaque para empreendedorismo e administração de empresas.

Camila Jara (PT) apostou em uma abordagem social e feminista, com um gasto de R$ 15.111 em 431 anúncios, dos quais 81 foram específicos para mulheres, 14 para homens e 336 para todos os públicos. Os anúncios da candidata petista focaram principalmente em temas relacionados à educação e à causa feminista, além de engajar pais e responsáveis por crianças e adolescentes.

Beto Figueiró (Novo) optou por uma campanha mais modesta, gastando R$ 7.046 em 43 anúncios. Todos os seus conteúdos foram voltados para o público geral, com direcionamento detalhado para temas como filosofia, ciência política, eventos políticos atuais, economia, revistas e sites de notícias.

Outros candidatos à Prefeitura de Campo Grande, como Luso de Queiroz (PSOL), Ubirajara Martins (DC) e Jorge Batista (PCO), não apareceram com conteúdos patrocinados nas redes sociais durante o período analisado.


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