ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 22º

Política

Congresso de Municípios de MS foca na valorização dos servidores públicos

Evento reúne prefeitos e governo do Estado para discutir gestão eficiente e fortalecimento do municipalismo

Por Ketlen Gomes e Fernanda Palheta | 20/10/2025 18:44
Congresso de Municípios de MS foca na valorização dos servidores públicos
Abertura do 3° Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul. (Foto: Osmar Veiga)

O 3º Congresso de Municípios de Mato Grosso do Sul começou nesta segunda-feira (20), em Campo Grande, e discutirá principalmente a valorização dos servidores públicos. O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Thalles Tomazelli (PSDB), destacou que focará na discussão do desenvolvimento de políticas públicas que chegam à população de forma eficiente.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O 3º Congresso de Municípios de Mato Grosso do Sul, iniciado em Campo Grande, tem como foco principal a valorização dos servidores públicos. O evento, que segue até quarta-feira, é promovido pela Assomasul em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, destacando o papel do servidor público na gestão municipal.Durante o congresso, serão assinados contratos do programa Cidade Empreendedora entre Sebrae e prefeituras. O governador Eduardo Riedel ressaltou a importância da parceria entre Estado e municípios, destacando que o sucesso da gestão pública depende de bons profissionais e investimentos em políticas estruturadas.

O evento é promovido pela Assomasul em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae e segue até quarta-feira (22). Thalles Tomazelli, prefeito de Itaquiraí, destacou que o congresso nasceu com o propósito de fortalecer o municipalismo e aproximar Estado, prefeituras e setor produtivo, e ressaltou que, por trás de números e estatísticas, há servidores que fazem as políticas públicas acontecerem. “É importante lembrar que, por trás das planilhas, existem pessoas que precisam estar motivadas e valorizadas. São elas que transformam as cidades”, completou.

O presidente da entidade também anunciou que, durante o congresso, serão assinados contratos de gestão entre o Sebrae e prefeituras, como parte do programa Cidade Empreendedora, que ajuda municípios a planejarem o desenvolvimento local de forma participativa.

Congresso de Municípios de MS foca na valorização dos servidores públicos
O governador Eduardo Riedel (PP), fará uma palestra para abordar a reforma tributária, nesta terça-feira (21). (Foto: Osmar Veiga)

O governador Eduardo Riedel (PP) destacou que o congresso se consolidou como um marco do municipalismo sul-mato-grossense e reforçou a importância da parceria entre Estado e prefeituras.

“A capacidade construída ao longo do tempo de um relacionamento franco, direto, nos bons e nos maus momentos, entre Estado e municípios, faz toda a diferença para um país conturbado por desafios gigantes aqui e no mundo”, disse.

Riedel também elogiou o tema do encontro, voltado à eficiência na gestão e à valorização das pessoas. “Muitas vezes a gente trabalha com estatística, com números, e tem que ser assim; não há como não mensurar o resultado da política pública. Mas, por trás disso tudo, há um conjunto muito grande de pessoas que têm que liderar transformações, que têm que liderar mudanças. Então, o foco que ele traz neste congresso, especificamente, é de alta relevância”, afirmou.

O governador lembrou ainda que o municipalismo em Mato Grosso do Sul começou a se fortalecer no fim do primeiro mandato de Reinaldo Azambuja (PL) e se consolidou como política de Estado. “O sucesso da gestão pública depende de bons profissionais e de investimentos em políticas bem estruturadas”, disse.

Durante a abertura, lideranças políticas destacaram os desafios do cenário atual, principalmente diante da reforma tributária. Riedel, que fará palestra sobre o tema nesta terça-feira (21), adiantou que o gás natural deve ser um dos pontos mais sensíveis para o Estado.

O evento reuniu diversas autoridades, entre elas os ex-governadores Reinaldo Azambuja e André Puccinelli (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), o senador Nelsinho Trad (PSD) e os deputados federais Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Rezende (PSDB), Camila Jara (PT), Beto Pereira (PSDB) e Marcos Pollon (PL). Também participaram o presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Flávio Kayatt, e secretários do governo estadual.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.