ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 25º

Política

Em evento com ministros, prefeita apresenta CadÚnico como referência social

Ministros e autoridades do Estado visitaram prédio onde é feito o cadastrado de famílias que precisam de apoio

Por Maristela Brunetto e Jackeline Oliveira | 18/12/2023 10:08
Prefeita entregou a ministros relatório sobre atendimentos efetuados na área social, sendo o CadÚnico uma direção (Foto: Marcos Maluf)
Prefeita entregou a ministros relatório sobre atendimentos efetuados na área social, sendo o CadÚnico uma direção (Foto: Marcos Maluf)

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), disse que apresentou aos ministros que visitaram esta manhã o Prédio do CadÚnico um serviço que é referência a outros estados do Brasil. Criado em 2021, ele atende na Rua dos Barbosas, bairro Amambaí, vizinho à região central, concentrando as informações de beneficiários de programas sociais e atendendo cerca de 8,5 famílias por mês.

Ela esteve no local com o governador Eduardo Riedel (PSDB), parlamentares, autoridades locais, para receber três ministros que vieram a Campo Grande para uma série de ações: Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento. O Cadastro Único é utilizado para reunir dados de quem são, onde moram, como vivem e as necessidades das famílias de baixa renda.

Conforme Adriane, os atendimentos na área social na cidade estão distribuídos por pelo menos 26 unidades que fazem o cadastro das pessoas que precisam de apoio do poder público, nos diferentes auxílios disponíveis. Simone Tebet chegou a dizer esta manhã sobre a importância desses recursos para movimentar a economia local, apontando que de cada R$ 1 repassado, 80 centavos ficam no comércio.

Entre os serviços que apontou ao grupo, a prefeita citou a capacitação continuada de servidores, o que aperfeiçoa a qualidade do atendimento  e melhora “a efetividade da aplicação das políticas”.

Segundo ela, a visita demonstrou o serviço de referência. Adriane apontou que Wellington Dias solicitou "o repasse de informações, que são dados preciosíssimos para a política de assistência social. E eu acredito que esses dados, que já deram certo em Campo Grande, vão poder ser replicados em todo o Brasil.”

Na visita ao prédio, o grupo de autoridades recebeu um relatório de trabalhos desenvolvidos pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e de como é utilizado o CadÚnico para definição das ações sociais. O cadastro tinha até setembro 195.890 famílias registradas.

Nos siga no Google Notícias