ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 13º

Política

Escola terá aula de luta em bairro "associado à violência", justifica secretário

Estrutura em estilo galpão garante climatização das duas quadras esportivas da unidade

Por Fernanda Palheta e Geniffer Valeriano | 28/07/2025 12:00
Escola terá aula de luta em bairro "associado à violência", justifica secretário
Fachada da Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, inaugurada nesta segunda-feira (28), no Jardim Noroeste (Foto: Henrique Kawaminami)

O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta segunda-feira (28), a primeira escola estadual no Jardim Noroeste, bairro localizado na região leste de Campo Grande. Construída em apenas seis meses, a Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, totalmente climatizada, terá como diferencial a oferta de aulas de lutas. Apesar da faixa na entrada "Escola do amor e acolhimento", a cultura da paz terá um contraponto.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Jardim Noroeste, bairro com altos índices de violência em Campo Grande, recebe nova escola estadual. A Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, construída em seis meses, atenderá mais de 300 alunos, do 8º ano do fundamental ao 3º do médio, com aulas de luta como diferencial. A iniciativa visa promover disciplina e defesa pessoal em uma região marcada por furtos e roubos. Segundo dados, o Jardim Noroeste registrou o terceiro maior índice de assaltos e o quinto em furtos no primeiro semestre de 2023. A escola, totalmente climatizada, possui estrutura diferenciada e medidas de segurança reforçadas.

O titular da SED (Secretaria Estadual de Educação), Hélio Daher, aponta a associação da região a índices de violência. “Focaremos na disciplina, implementando um programa de defesa pessoal e aulas de luta. Este bairro, por muito tempo associado à violência, receberá um professor especializado para trabalhar a disciplina e a segurança. A ideia é oferecer uma educação de excelência para uma comunidade carente, demonstrando que ela está em nossa prioridade”, justificou Daher.

A escolha da atividade extracurricular entrará na rotina da escola por meio de um projeto focado na disciplina e defesa pessoal dos mais de 300 estudantes, do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

De acordo com levantamento feito pelo Campo Grande News, o Jardim Noroeste está entre os bairros que mais registraram furtos e roubos no primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e junho, foram registrados 23 assaltos, o terceiro maior índice da Capital. No mesmo período, houve 127 furtos, colocando o Noroeste como o 5º bairro com mais ocorrências desse tipo.

Escola terá aula de luta em bairro "associado à violência", justifica secretário
Segunda quadra esportiva da escola onde serão oferecidas aulas de luta para os estudantes da região (Foto: Henrique Kawaminami)

O prédio da escola conta com cinco salas de aula, uma sala para reforço de português e matemática no contra turno, duas quadras esportivas, sendo uma delas preparada para o projeto que oferecerá aulas de luta.

A estrutura menor e toda fechada, diferente do modelo tradicional das escolas no Estado, ainda garantiu a climatização total do espaço. O secretário explica que isso não foi pensado desde o início, mas se tornou necessário por essas características. “E se tornou a primeira escola com quadra climatizada”, disse.

Daher ainda explica que a estrutura da unidade atende a todas as exigências do Corpo de Bombeiros e medidas de segurança para os estudantes. “O acesso é mais restrito que escolas comuns, garantindo um controle mais rigoroso das pessoas que entram”, completa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.