Ex-presidente Lula aceita convite de Dilma e assumirá Casa Civil
O ex-presidente Lula aceitou o convite da presidente da República, Dilma Rousseff, e assumirá a Casa Civil, de acordo com a Folha de São Paulo. A confirmação aconteceu nesta quarta-feira (16), em reunião no Palácio da Alvorada. Ele entra no lugar de Jacques Wagner, que deve assumir a secretaria-executiva da mesma pasta.
Ainda segundo a publicação, a notícia foi confirmada pelo líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), e pelo líder do governo, José Guimarães (CE). A entrada de Lula no governo deve vir acompanha de seu grupo, condição imposta pelo ex-presidente.
Na terça-feira (15), Lula se reuniu com a presidente, no Palácio do Planalto, para tratar sobre sua nomeação. Na manhã de hoje, nova reunião aconteceu no palácio, por volta das 9 horas.
A oposição ao governo vinha afirmando que o oferecimento do ministério era manobra para tentar blindar Lula na Justiça. Isto porque, o ex-presidente se livra da mira do juiz Sérgio Moro, já que passa a ter foro no STF (Supremo Tribunal Federal).
O anúncio de Lula na Casa Civil acontece depois da divulgação da delação premiada do senador e ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral, e em meio à repercussão das informações. Em relatos de 400 páginas, o parlamentar cita diversos políticos, dentre eles, a presidente e o ex-presidente.
Ontem também foi divulgada a conversa entre um assessor de Delcídio e o ministro da Educação, Aloisio Mercadante, que teria tentado comprar o silêncio do parlamentar, para evitar o acordo de colaboração premiada.