Governador viaja a Brasília para discutir projetos e conflito indígena
O governador André Puccinelli (PMDB) viajou a Brasília nesta manhã para discutir assuntos administrativos do Estado com os ministros da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele também ainda irá tentar marcar uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para hoje ou amanhã com o intuito de discutir os conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul.
André espera levar uma comitiva de representantes dos produtores rurais para apresentar as reivindicações ao ministro, já que após a paralisação das negociações com o governo federal, houve inúmeras invasões a propriedades rurais no Estado.
Um dos pedidos dos produtores está na implantação da policia comunitária para garantir a segurança no campo, os fazendeiros estão realizando leilões com o objetivo de “angariar” fundos para viagens e gastos com advogados.
Eles foram acusados por representantes indígenas e de movimentos sociais de estarem contratando segurança privada para proteger suas propriedades rurais. Após o fracasso nas negociações das terras por meio de TDA (Título da Dívida Agrária), o governo federal simplesmente parou as articulações e não deu mais resposta sobre o caso.