ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 22º

Política

Justiça eleitoral suspende divulgação de pesquisa por falta de dados

Instituto não fez a identificação específica dos bairros onde a coleta foi feita, o que é ilegal

Lucia Morel | 03/09/2022 14:48
Sede do TRE/MS no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Sede do TRE/MS no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Pesquisa eleitoral realizada em Ponta Porã teve sua veiculação impedida pela Justiça Eleitoral conforme decisão do desembargador Vladimir Abreu da Silva na sexta-feira. A pesquisa, realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA) não apresentou a delimitação por bairros no resultado apresentado.

O pedido de impugnação partiu da Coligação Mudança de Verdade (Avante e PRTB), encabeçada pelo candidato ao governo, Renan Contar, que garantiu vaga como deputado estadual na eleição de 2018.

A ausência da identificação específica dos bairros onde a coleta foi feita torna a pesquisa ilícita, conforme o desembargador. “O art. 2.º, § 7.º, da Resolução TSE n. 23.600/2019 é, todavia, expresso quanto à exigência da indicação dos bairros abrangidos na pesquisa, o que somente é excetuado na ausência de delimitação do bairro. A falta dessa informação, com efeito, torna a pesquisa ilícita”.

Seja o veículo de informação que divulgue a pesquisa ou o próprio instituto, poderá receber multa no valor de R$ 50 mil.

Nos siga no Google Notícias