Lula é internado às pressas e passa por cirurgia após sentir dor de cabeça
Presidente esteve em Mato Grosso do Sul na última quinta-feira, quando inaugurou fábrica de celulose
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passou por cirurgia de emergência, no final da noite desta segunda-feira (9), após ser internado ao sentir dores de cabeça. O quadro de saúde de Lula é estável, apesar de seguir na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Parece que não encontrei informações específicas sobre um resumo ou sumário no arquivo anexado. Se você puder fornecer mais detalhes sobre o conteúdo que gostaria de resumir, ficarei feliz em ajudar!
Conforme boletim médico, o chefe do executivo passou por exame de imagem, em que foi constatada hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em casa no dia 19 de outubro.
Inicialmente, Lula havia dado entrada no hospital de Brasília, mas precisou ser transferido para Capital paulista, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma.
“A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI”, esclareceu a nota.
À época do acidente, em outubro, Lula precisou cancelar viagem que faria à Rússia, após cair no banheiro da residência oficial onde mora e bater a nuca. O presidente teve um corte na nuca e recebeu orientação de seu cardiologista, Roberto Kalil Filho a não fazer viagens de longa duração.
Procedimento - De acordo com a Revista Médica de Minas Gerais, o procedimento pelo qual o presidente passou é um método cirúrgico para redução imediata da pressão intracraniana. É recomendado quando há hemorragia interna da parte do crânio, atingindo o cérebro.
Durante a cirurgia, é preciso retirar parte da estrutura óssea para que o sangue seja drenado. Posteriormente, o osso é recolocado e o paciente consegue ter uma boa recuperação.
Visita em MS - Lula esteve em Mato Grosso do Sul na semana passada participando da inauguração da fábrica da Suzano, a maior de celulose do mundo, localizada em Ribas do Rio Pardo. A fábrica envolveu investimento de cerca de R$ 28 bilhões.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.