ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 29º

Política

Mais um deputado entra na disputa pela 1ª secretaria da Assembleia Legislativa

João Henrique Catan (PL) entra na disputa pelo cargo com Paulo Corrêa e Jamilson Name, ambos do PSDB

Renata Volpe | 29/01/2023 09:57
Paulo Corrêa, Jamilson Name, do PSDB, já estavam no páreo, agora, também disputado por Catan. (Foto/Reprodução)
Paulo Corrêa, Jamilson Name, do PSDB, já estavam no páreo, agora, também disputado por Catan. (Foto/Reprodução)

A primeira secretaria da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) tem mais um deputado na disputa: João Henrique Catan (PL) quer o cargo, assim como Jamilson Name e Paulo Corrêa, ambos do PSDB.

Com Catan na disputa, amplia-se a indefinição de quem deve ocupar o cargo pelos próximos dois anos. O PSDB deve fazer uma reunião na próxima segunda-feira (30) para tentar um consenso entre Name e Corrêa, presidente da Assembleia até dia 1º de fevereiro.

Enquanto isso, os três têm conversado com os demais parlamentares para angariar votos. Name saiu de férias com a família e encontrou o presidente tucano, ex-governador Reinaldo Azambuja, na praia.

Já Catan, anuncia que está na disputa poucos dias antes da votação. “Desejo disputar a primeira secretaria para dar equilíbrio e condições de igualdade a todos os deputados, incluindo aqueles de primeiro mandato”.

Conforme o deputado reeleito para o segundo mandato, o cargo é uma posição importante. “A primeira secretaria pode ajudar a calibrar as distorções antigas criadas pelo sistema político, já desgastado e ultrapassado”.

Antes de anunciar publicamente que está na disputa, Catan já se movimentou e conforme disse à reportagem, tem a garantia de alguns votos. “Eu já contabilizo alguns apoios de amigos que declararam o voto”.

O PL elegeu três deputados na Casa de Leis: Coronel David, Neno Razuk e Catan. Segundo apurado pela reportagem, o estatuto do partido orienta votação em conjunto. Caso isso não ocorra, o deputado pode ser punido por infidelidade partidária, pois o voto é aberto.

Paulo Corrêa esteve em agenda junto com o governador Eduardo Riedel (PSDB) na última sexta-feira (27), entretanto, não quis falar sobre o assunto.

Presidência -Há indefinição também na escolha pelo presidente da Alems. Apesar de Gerson Claro (PP) já ter conversado com a maioria dos deputados em busca de consenso e ser o escolhido no primeiro dia de fevereiro, Mara Caseiro (PSDB), Rafael Tavares (PRTB) e Lídio Lopes (Patriota) se mantém na disputa.

Nem os outros cargos da Mesa Diretora estão definidos. Coronel David quer a segunda secretaria que até então, estava acertada para Pedro Kemp (PT). O PT elegeu três deputados e pretende ocupar o cargo com Kemp, que comandaria a pasta pela terceira vez.

Entretanto, David entrou na disputa e quer decidir a cadeira no voto, também no dia 1º. Até o momento, o que parece estar definido é o Renato Câmara (MDB) na vice-presidência da Casa de Leis.


Nos siga no Google Notícias