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Política

Ministros vão a Porto Murtinho amanhã vistoriar ponte da Rota Bioceânica

Obra está 40% concluída, sendo ligação entre a cidade em MS com Carmelo Peralta, no Paraguai

Por Cassia Modena | 23/11/2023 08:02
Cronograma de 40% da obra foi cumprido, segundo informações do governo (Foto:Toninho Ruiz/Governo de MS)
Cronograma de 40% da obra foi cumprido, segundo informações do governo (Foto:Toninho Ruiz/Governo de MS)

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estarão em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (24), para conferir o andamento da construção da ponte Bioceânica sobre o Rio Paraguai. A visita foi confirmada pelo secretário da Casa Civil Estadual, Eduardo Rocha.

A obra fica em Porto Murtinho e está com 40% do cronograma concluído. "Esses dois ministros são responsáveis pelos caminhos que ligam o Brasil a outros países, sendo a Rota Bioceânica o principal", diz Rocha.

Antes da vistoria ministerial no local, Tebet e Góes deverão participar de boas-vindas organizada pela prefeitura do município, com discurso do prefeito Nelson Cintra (PSDB). O ministro da Integração deverá voltar a Brasília (DF), enquanto Tebet poderá seguir para agenda em Campo Grande, ainda não oficializada.

Tebet (no centro) em visita a MS em junho deste ano (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Tebet (no centro) em visita a MS em junho deste ano (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

A ponte e a Rota - O acesso em construção ligará Porto Murtinho a Camelo Peralta, no Paraguai. Terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos.

O contratado para tocar a obra é o Consórcio PYBRA, formado pelas empresas Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade. O andamento é supervisionado pelo Consórcio Prointec, sob a gestão do Ministério das Obras Públicas e Comunicações.

A previsão é que a obra seja concluída no 1º semestre de 2025. Ela é considerada o pontapé para o avanço do Corredor Rodoviário Bioceânico ou Rota Bioceânica, um conjunto de pontes e estradas que vai atravessar o estado de Mato Grosso do Sul, o Chaco paraguaio, as províncias do noroeste argentino e os portos do norte do Chile. Sua extensão permitirá, em termos geográficos, conectar os Oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul via terrestre.

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