Paulo Pimenta deixará secretaria de comunicação do Governo Federal
O jornalista será substituído pelo publicitário Sidônio Palmeira, que assumirá a pasta na quinta-feira (9)
O ministro Paulo Pimenta deixará a Secom (Secretaria de Comunicação Social) do governo federal, e o publicitário Sidônio Palmeira assumirá a pasta. O último dia de Pimenta no cargo será nesta quarta-feira (8), durante um ato em que o governo lembrará os dois anos dos atos antidemocráticos de 2023.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O ministro Paulo Pimenta deixará a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, sendo substituído pelo publicitário Sidônio Palmeira. Pimenta se afastará oficialmente do cargo em 9 de agosto, após um ato que marcará os dois anos dos atos antidemocráticos de 2023. Ele e Palmeira têm mantido conversas diárias para garantir uma transição suave, com a posse de Palmeira prevista para a próxima semana. A mudança na Secom é parte da estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reorientar a comunicação do governo, buscando retomar um contato mais próximo com o novo marqueteiro, que já trabalhou na campanha presidencial de Lula. O futuro de Pimenta no governo ainda está indefinido, com possibilidades de assumir outros cargos importantes.
Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, Pimenta se afastará da Secom a partir de quinta-feira, dia 9, quando entra em férias. Após seu retorno, ele conversará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre seu futuro no governo. O acordo foi formalizado em reunião no Palácio do Planalto, na manhã desta terça-feira (7).
Sidônio Palmeira assumirá oficialmente o cargo de ministro da Secom a partir da próxima semana, com posse prevista para terça-feira. Pimenta estará presente no ato e tem mantido conversas diárias com o novo ministro sobre as atribuições da pasta.
A equipe de Sidônio Palmeira já iniciou a transição na Secom desde segunda-feira. Integrantes da futura equipe do marqueteiro também estão na secretaria nesta terça-feira, se inteirando dos trabalhos da pasta.
"Estamos fazendo uma transição com Sidônio para que, a partir da semana que vem, ele possa assumir a tarefa de ser o novo ministro da Secom. Nosso compromisso maior é com o projeto do presidente Lula, e ninguém mais do que eu quero que ele tenha êxito e sucesso no trabalho que vai desenvolver aqui", afirmou Pimenta em entrevista ao O Globo.
De acordo com o jornal O Globo, o futuro de Pimenta no governo ainda não foi definido. Entre as possibilidades estão o cargo de líder do governo na Câmara, atualmente ocupado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), ou a Secretaria-Geral da Presidência, hoje comandada por Márcio Macêdo.
A mudança na Secom faz parte de uma estratégia de Lula para reorientar a comunicação do governo na segunda metade de seu mandato. O presidente deseja retomar o contato diário com o marqueteiro, algo que era feito em gestões anteriores com os publicitários João Santana e Duda Mendonça.
Também conhecido por ser marqueteiro da última campanha presidencial de Lula, Sidônio Palmeira, publicitário de Salvador, tem perfil de estrategista e especialista em marketing, enquanto Pimenta é um quadro político.
Com informações do jornal O Globo
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.