ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Aposentados lotam Central do Cidadão para pedir isenção do IPTU 2025

De acordo com a prefeitura, o prazo final para o pedido é outubro deste ano

Por Fernanda Palheta e Murilo Medeiros | 08/01/2025 11:19
Aposentados lotam Central do Cidadão para pedir isenção do IPTU 2025
Pessoas formam fila na entrada da Central de Atendimento ao Cidadão (Foto: Murilo Medeiros)

Aposentados e pensionistas lotaram a Central de Atendimento ao Cidadão William Maksoud Filho, na manhã desta quarta-feira (8), em busca da isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2025.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Central de Atendimento ao Cidadão em Campo Grande ficou lotada na manhã desta quarta-feira com aposentados e pensionistas buscando a isenção do IPTU de 2025. Apesar da grande procura, o prazo para solicitar a isenção vai até 31 de outubro. A assessoria da Central esclareceu que a lotação se deve à confusão com a data de vencimento do boleto, e que o processo de isenção não prejudica o contribuinte. A isenção precisa ser renovada a cada três anos para aposentados e pensionistas, e anualmente para pessoas com câncer e beneficiários do Minha Casa Minha Vida.

Apesar da grande movimentação já nos primeiros dias do ano, o pedido pode ser apresentado para a Prefeitura de Campo Grande até o dia 31 de outubro deste ano. A data limite está fixada em um informativo disponível na entrada do local.

O motorista de aplicativo, José Pereira, de 64 anos, tirou a manhã de hoje para ajudar o sogro, o aposentado José Maria Francisco do Nascimento, de 77 anos, na tarefa burocrática. Mesmo sabendo do prazo de mais de 10 meses, preferiu “resolver logo” a situação para ficar mais tranquilo.

Aposentados lotam Central do Cidadão para pedir isenção do IPTU 2025
Motorista de aplicativo, José Pereira, de 64 anos, ao lado do sogro, o aposentado José Maria Francisco do Nascimento, de 77 anos (Foto: Murilo Medeiros)

A lotação da Central do Atendimento ao Cidadão não foi um problema. “A fila está andando rápido, eu cheguei há 30 minutos, minha senha é 89 e já está na 82”, disse.

Para auxiliar os cidadãos que chegam ao local, atendentes fazem a triagem e orientam os próximos passos. A pensionista Otávia Cardoso de Almeida, de 69 anos, que também buscava a isenção do IPTU, terá que voltar outro dia, pois não estava com todos os documentos em mãos.

“Ela já me falou que estava faltando minha certidão de casamento e a certidão de óbito do meu marido. Então já saí da fila e vou voltar outro dia”, relatou. Informada do prazo final para apresentar o pedido, ela afirma que será com mais calma, já que ainda tem que procurar as certidões que estão faltando.

Aposentados lotam Central do Cidadão para pedir isenção do IPTU 2025
Central de Atendimento ao Cidadão lotada na manhã desta quarta-feira (Foto: Murilo Medeiros)

Até outubro - A assessora governamental da Coordenação da Central explicou que o carnê do IPTU é gerado para todos os contribuintes, mesmo quem tem isenção. "Você vai entrar com um processo de solicitação de isenção e não paga o débito. Se for aceita a isenção, os débitos serão cancelados. E tem até outubro para entrar com esse processo", explica.

Segundo ela, a lotação acontece porque os beneficiados seguem a primeira data de vencimento do boleto. "Eles acham que tem que ser até o dia 10, porque a primeira parcela vence dia 10, mas independentemente desse vencimento o prazo é longo. É um processo que não vai prejudicar eles", completa.

A isenção para os aposentados e pensionista devem ser renovadas a cada três anos, já o benefício para pessoas com câncer e beneficiários do Minha Casa Minha Vida a renovação é anual.

A Central do Cidadão fica na Rua Marechal Rondon Cândido Mariano, 2.655, e o horário de funcionamento é das 8h às 16h. Os telefones para contato são 67 4042-1320; WhatsApp 67 98478-8873 ou 98471-0487.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias