Em Madri, secretário de MS participa de debate sobre gestão fiscal
Flávio César se reuniu com autoridades espanholas e discutiu experiências sobre reforma tributária

O secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flávio César Mendes de Oliveira, esteve em Madri, capital da Espanha, nesta semana em agenda voltada à cooperação internacional na área tributária. Presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) e do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), ele foi recebido no Ministério da Fazenda da Espanha para discutir a experiência do país europeu com o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), modelo que inspirou a reforma tributária em curso no Brasil.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O encontro contou com o secretário de Estado Jesús Gascón Catalán, a diretora de tributação María Jesús Montero e o chefe de gabinete do Ministério da Fazenda da Espanha Antonio Anson. Segundo Flávio César, a troca de experiências ajuda a orientar a transição para o novo sistema brasileiro.
- Leia Também
- Exportações de MS ganham novo mercado com acordo entre Mercosul e bloco europeu
- Digitalização no Detran-MS busca modelo estrangeiro na Estônia
“Esse diálogo representa um aprendizado estratégico para estados, municípios e União, fortalecendo a cooperação internacional e contribuindo para que o processo brasileiro seja mais seguro, eficiente e aderente às melhores práticas internacionais”, afirmou.
Além das reuniões institucionais, a viagem coincidiu com a abertura da segunda turma do Máster em Fazenda Pública, Administração Financeira e Tributária, promovido pelo Comsefaz em parceria com a Uned (Universidad Nacional de Educación a Distancia) e o IEF (Instituto de Estudios Fiscales). O curso é voltado à capacitação de gestores brasileiros e já reúne secretários, coordenadores e técnicos das administrações tributárias estaduais.
Com a agenda, Flávio César reforçou a visibilidade de Mato Grosso do Sul no cenário internacional, ao participar de debates sobre tributação em um dos países considerados referência na gestão fiscal. Segundo a Secretaria de Fazenda, a expectativa é que a aproximação com a Espanha abra portas para futuras parcerias técnicas e acadêmicas voltadas à modernização de processos e qualificação de servidores.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.