ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 29º

Política

Em Madri, secretário de MS participa de debate sobre gestão fiscal

Flávio César se reuniu com autoridades espanholas e discutiu experiências sobre reforma tributária

Por Kamila Alcântara | 18/09/2025 16:22
Em Madri, secretário de MS participa de debate sobre gestão fiscal
Flávio César, secretário de Fazenda de MS, e o secretário de Estado espanhol, Jesús Gascón (Foto: Divulgação)

O secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flávio César Mendes de Oliveira, esteve em Madri, capital da Espanha, nesta semana em agenda voltada à cooperação internacional na área tributária. Presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) e do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), ele foi recebido no Ministério da Fazenda da Espanha para discutir a experiência do país europeu com o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), modelo que inspirou a reforma tributária em curso no Brasil.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flávio César Mendes de Oliveira, participou de encontros em Madri para discutir cooperação internacional na área tributária. Como presidente do Comsefaz e do Comitê Gestor do IBS, ele debateu a experiência espanhola com o IVA, sistema que inspirou a reforma tributária brasileira.Durante a visita, o secretário também acompanhou a abertura da segunda turma do Máster em Fazenda Pública, programa de capacitação desenvolvido em parceria com instituições espanholas. A agenda reforçou a visibilidade de Mato Grosso do Sul no cenário internacional e pode resultar em futuras parcerias técnicas e acadêmicas.

O encontro contou com o secretário de Estado Jesús Gascón Catalán, a diretora de tributação María Jesús Montero e o chefe de gabinete do Ministério da Fazenda da Espanha Antonio Anson. Segundo Flávio César, a troca de experiências ajuda a orientar a transição para o novo sistema brasileiro.

“Esse diálogo representa um aprendizado estratégico para estados, municípios e União, fortalecendo a cooperação internacional e contribuindo para que o processo brasileiro seja mais seguro, eficiente e aderente às melhores práticas internacionais”, afirmou.

Além das reuniões institucionais, a viagem coincidiu com a abertura da segunda turma do Máster em Fazenda Pública, Administração Financeira e Tributária, promovido pelo Comsefaz em parceria com a Uned (Universidad Nacional de Educación a Distancia) e o IEF (Instituto de Estudios Fiscales). O curso é voltado à capacitação de gestores brasileiros e já reúne secretários, coordenadores e técnicos das administrações tributárias estaduais.

Em Madri, secretário de MS participa de debate sobre gestão fiscal
Todas as autoridades que participaram da reunião em Madrid (Foto: Divulgação)

Com a agenda, Flávio César reforçou a visibilidade de Mato Grosso do Sul no cenário internacional, ao participar de debates sobre tributação em um dos países considerados referência na gestão fiscal. Segundo a Secretaria de Fazenda, a expectativa é que a aproximação com a Espanha abra portas para futuras parcerias técnicas e acadêmicas voltadas à modernização de processos e qualificação de servidores.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.