PP faz convite de filiação para prefeita Adriane e o marido dela, Lídio Lopes
Deputado estadual avalia se permanece ou não filiado ao Patriota
A senadora e presidente estadual do PP Tereza Cristina fez convite para filiar a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e o marido, deputado estadual Lídio Lopes, atualmente no Patriota.
Entretanto, Lídio avalia se deve ou não permanecer no atual partido, que ele ajudou a expandir em Mato Grosso do Sul. A possibilidade de desfiliação do Patriota surgiu pela sigla não cumprir a cláusula de barreira no ano passado, que estabelece 2% dos votos válidos no País e em nove estados.
Nas eleições de 2022, o Patriota elegeu apenas cinco deputados federais, o que dificultou ultrapassar a cláusula de barreira. Para atingir o número exigido, foi necessário o partido fazer fusão com o PTB, atualmente comandado no Estado pelo ex-senador Delcídio do Amaral.
Ao Campo Grande News, Lídio disse que com a fusão, a legenda deve mudar de nome. “Mexe no estatuto, na linha que deve seguir. Há discussão de fusão com outros partidos, mas estamos aguardando. Se continuar na linha que o Patriota tem, não devemos nos desfiliar”.
Contudo, como surgiu a possibilidade de desfiliação, outros partidos já começaram a tietar o casal. Foi o caso do PP. “A Tereza Cristina fez o convite, outros partidos também fizeram, mas não vou falar quais, prefiro segurar”.
Filiações - A ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina tem trabalhado para filiar novos prefeitos do Estado ao partido. Até o momento, dos 79 chefes do Executivo, 21 foram filiados ao Progressistas.
A reportagem do Campo Grande News ligou para a senadora, mas ela estava em reunião em Brasília e não pôde falar.