Presidente do PSDB visita MS para estimular candidaturas nas eleições municipais
Marconi Perillo busca reorganizar partido e retomar protagonismo nacional com o pleito de 2024
Nesta terça-feira (6), o presidente nacional do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Marconi Perillo, desembarca em Campo Grande com o objetivo de impulsionar as candidaturas tucanas nas eleições municipais de 2024.
O ex-governador de Goiás, que assumiu a liderança da sigla em novembro de 2023 após um "racha" entre os caciques do partido, vê nas eleições municipais uma oportunidade de reorganizar o PSDB, que perdeu espaço e protagonismo a nível nacional.
O PSDB, que governou o país entre 1995 e 2002 com Fernando Henrique Cardoso, enfrentou uma diminuição significativa em sua representação parlamentar nos últimos anos. A bancada do partido na Câmara dos Deputados reduziu-se em 55% entre 2018 e 2022 e atualmente soma apenas 13 deputados.
No Senado, a legenda perdeu o direito à liderança e conta agora com apenas dois representantes. Atualmente, o PSDB governa três estados: Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
De acordo com a executiva nacional, a expectativa é de que os tucanos possam disputar as eleições em até 12 capitais do país, com candidaturas próprias. Além de Campo Grande, onde o deputado federal Beto Pereira é pré-candidato, o partido já consolidou pré-candidaturas em Curitiba, Vitória, Goiânia e Porto Alegre.
O encontro em Campo Grande acontecerá no diretório estadual do partido, localizado na Avenida Ministro João Arinos, 156, Chácara Cachoeira. Representantes regionais do PSDB, incluindo o governador Eduardo Riedel, o ex-governador e presidente estadual da sigla, Reinaldo Azambuja, deputados federais, deputados estaduais, vereadores, prefeitos e pré-candidatos ao pleito pela sigla participarão do evento.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.